O processo de avaliação em mostras de Ciências: um exercício de revisão sistemática de literatura

Autores

Resumo

Este artigo busca construir resposta para a pergunta “O que se mostra em artigos nacionais publicados entre 2015 e 2020 sobre como os trabalhos dos estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são avaliados nas Feiras de Ciências?”. A pesquisa se deu por meio de uma revisão sistemática de literatura a partir de artigos científicos identificados no repositório Google Acadêmico no mês de maio de 2021. As informações obtidas nos artigos que compuseram o corpus de pesquisa foram tratadas por Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) e apontaram como categorias emergentes “A avaliação como parte da provisória construção humana dos envolvidos” e “A avaliação padronizada para seleção e classificação dos trabalhos dos estudantes”. Como resultados da pesquisa percebeu-se que a preparação dos avaliadores das Mostras de Ciências não atende a um perfil de formação docente e que, portanto, é uma dimensão ainda a ser desenvolvida nestes eventos.

Biografia do Autor

Júlia Grasiela Thiesen, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga

Especialisa em  Educação

Mestranda em Ensino de Ciências Exatas - FURG

Fernanda Trombetta da Silva, universidade federal do rio grande - FURG

Química

Doutora em Química

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Possui graduação em QUÍMICA - BACHARELADO (1991), graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS (1986) e graduação em QUÍMICA - LICENCIATURA (1990) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, todas pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor de Química do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, câmpus Venâncio Aires. Coordenou o 35º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Tem experiência na área de ENSINO de Química desde 1987, no Ensino Médio. Pesquisa nas linhas do Ensino pela Pesquisa, PIBID e Formação de Professores por meio de Comunidades de Prática.

Downloads

Publicado

27.12.2022

Como Citar

Thiesen, J. G., Silva, F. T. da, & Ribeiro, M. E. M. (2022). O processo de avaliação em mostras de Ciências: um exercício de revisão sistemática de literatura. Educação Química n unto e ista, 6. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3403

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista