O processo de avaliação em mostras de Ciências: um exercício de revisão sistemática de literatura

Authors

Abstract

Este artigo busca construir resposta para a pergunta “O que se mostra em artigos nacionais publicados entre 2015 e 2020 sobre como os trabalhos dos estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são avaliados nas Feiras de Ciências?”. A pesquisa se deu por meio de uma revisão sistemática de literatura a partir de artigos científicos identificados no repositório Google Acadêmico no mês de maio de 2021. As informações obtidas nos artigos que compuseram o corpus de pesquisa foram tratadas por Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) e apontaram como categorias emergentes “A avaliação como parte da provisória construção humana dos envolvidos” e “A avaliação padronizada para seleção e classificação dos trabalhos dos estudantes”. Como resultados da pesquisa percebeu-se que a preparação dos avaliadores das Mostras de Ciências não atende a um perfil de formação docente e que, portanto, é uma dimensão ainda a ser desenvolvida nestes eventos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Júlia Grasiela Thiesen, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga

Especialisa em  Educação

Mestranda em Ensino de Ciências Exatas - FURG

Fernanda Trombetta da Silva, universidade federal do rio grande - FURG

Química

Doutora em Química

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Possui graduação em QUÍMICA - BACHARELADO (1991), graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS (1986) e graduação em QUÍMICA - LICENCIATURA (1990) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, todas pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor de Química do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, câmpus Venâncio Aires. Coordenou o 35º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Tem experiência na área de ENSINO de Química desde 1987, no Ensino Médio. Pesquisa nas linhas do Ensino pela Pesquisa, PIBID e Formação de Professores por meio de Comunidades de Prática.

Published

2022-12-27

How to Cite

Thiesen, J. G., Silva, F. T. da, & Ribeiro, M. E. M. (2022). O processo de avaliação em mostras de Ciências: um exercício de revisão sistemática de literatura. Educação Química En Punto De Vista, 6. Retrieved from https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3403

Issue

Section

Pesquisa en Punto de Vista