O processo de avaliação em mostras de Ciências: um exercício de revisão sistemática de literatura
Resumo
Este artigo busca construir resposta para a pergunta “O que se mostra em artigos nacionais publicados entre 2015 e 2020 sobre como os trabalhos dos estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são avaliados nas Feiras de Ciências?”. A pesquisa se deu por meio de uma revisão sistemática de literatura a partir de artigos científicos identificados no repositório Google Acadêmico no mês de maio de 2021. As informações obtidas nos artigos que compuseram o corpus de pesquisa foram tratadas por Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) e apontaram como categorias emergentes “A avaliação como parte da provisória construção humana dos envolvidos” e “A avaliação padronizada para seleção e classificação dos trabalhos dos estudantes”. Como resultados da pesquisa percebeu-se que a preparação dos avaliadores das Mostras de Ciências não atende a um perfil de formação docente e que, portanto, é uma dimensão ainda a ser desenvolvida nestes eventos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).