As diferentes contextualizações, recursos e conteúdos utilizados nas questões de química do vestibular da UFRGS de 2007 a 2020

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar as diferentes contextualizações, conteúdos e recursos utilizados nas questões de Química das provas do concurso vestibular da UFRGS entre os anos de 2007 e 2020. Para tanto, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, do tipo Análise Documental. Das 350 questões analisadas, 203 apresentaram algum tipo de contextualização. Destaca-se o recurso de equação química, que aparece em 49 dessas 203 questões. Os conteúdos gerais mais presentes nas provas são os de compostos orgânicos, processos químicos reversíveis e ligações químicas, enquanto os conteúdos específicos mais evidentes são estequiometria, sistemas materiais e cadeias carbônicas. Foram identificadas questões com contextualização que se aproximam de temáticas do enfoque CTS, da História da Ciência e do cotidiano, não como princípios norteadores com reflexões e problematizações, mas uma contextualização mais próxima à exemplificação ou recurso didático. Entende-se que este estudo possibilita traçar um panorama sobre o perfil das provas de Química do vestibular da UFRGS.

Biografia do Autor

Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, UFRGS

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS com estágio pós-doutoral no Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UFRGS, supervisionado pela Profª. Dra. Camila Greff Passos (PPGQ/UFRGS). Possui graduação em Química licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), graduação em Matemática licenciatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021), especialização em Educação Ambiental -Senac (2012), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Atualmente é professor do Estado do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorando na área do Ensino de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química da UFRGS (GPEQ-UFRGS), atuando principalmente nos seguintes temas: agrotóxicos, aprendizagem baseada em problemas, Ensino de Química e Educação Ambiental crítica.

Guilherme Pez Jaeschke, UFRGS

Mestrando do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Camila Greff Passos, UFRGS

Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Interdisciplinar: Biologia e Química. Orienta no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Química da mesma Instituição no período de 2014-2017. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Físico-Química de materiais (2007) e doutorado em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da educação básica por 6 anos e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa sobre formação de professores. Áreas de interesse: metodologias ativas de ensino e aprendizagem, educação ambiental e desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

das Chagas de Azevedo Ribeiro, D., Pez Jaeschke, G., & Greff Passos, C. (2023). As diferentes contextualizações, recursos e conteúdos utilizados nas questões de química do vestibular da UFRGS de 2007 a 2020. Educação Química n unto e ista, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4248

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista