As diferentes contextualizações, recursos e conteúdos utilizados nas questões de química do vestibular da UFRGS de 2007 a 2020

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar as diferentes contextualizações, conteúdos e recursos utilizados nas questões de Química das provas do concurso vestibular da UFRGS entre os anos de 2007 e 2020. Para tanto, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, do tipo Análise Documental. Das 350 questões analisadas, 203 apresentaram algum tipo de contextualização. Destaca-se o recurso de equação química, que aparece em 49 dessas 203 questões. Os conteúdos gerais mais presentes nas provas são os de compostos orgânicos, processos químicos reversíveis e ligações químicas, enquanto os conteúdos específicos mais evidentes são estequiometria, sistemas materiais e cadeias carbônicas. Foram identificadas questões com contextualização que se aproximam de temáticas do enfoque CTS, da História da Ciência e do cotidiano, não como princípios norteadores com reflexões e problematizações, mas uma contextualização mais próxima à exemplificação ou recurso didático. Entende-se que este estudo possibilita traçar um panorama sobre o perfil das provas de Química do vestibular da UFRGS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, UFRGS

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS com estágio pós-doutoral no Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UFRGS, supervisionado pela Profª. Dra. Camila Greff Passos (PPGQ/UFRGS). Possui graduação em Química licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), graduação em Matemática licenciatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021), especialização em Educação Ambiental -Senac (2012), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Atualmente é professor do Estado do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorando na área do Ensino de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química da UFRGS (GPEQ-UFRGS), atuando principalmente nos seguintes temas: agrotóxicos, aprendizagem baseada em problemas, Ensino de Química e Educação Ambiental crítica.

Guilherme Pez Jaeschke, UFRGS

Mestrando do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Camila Greff Passos, UFRGS

Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Interdisciplinar: Biologia e Química. Orienta no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Química da mesma Instituição no período de 2014-2017. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Físico-Química de materiais (2007) e doutorado em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da educação básica por 6 anos e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa sobre formação de professores. Áreas de interesse: metodologias ativas de ensino e aprendizagem, educação ambiental e desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

das Chagas de Azevedo Ribeiro, D., Pez Jaeschke, G., & Greff Passos, C. (2023). As diferentes contextualizações, recursos e conteúdos utilizados nas questões de química do vestibular da UFRGS de 2007 a 2020. Educação Química En Punto De Vista, 7. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4248

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista