As diferentes contextualizações, recursos e conteúdos utilizados nas questões de química do vestibular da UFRGS de 2007 a 2020
Resumen
O objetivo deste trabalho foi investigar as diferentes contextualizações, conteúdos e recursos utilizados nas questões de Química das provas do concurso vestibular da UFRGS entre os anos de 2007 e 2020. Para tanto, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, do tipo Análise Documental. Das 350 questões analisadas, 203 apresentaram algum tipo de contextualização. Destaca-se o recurso de equação química, que aparece em 49 dessas 203 questões. Os conteúdos gerais mais presentes nas provas são os de compostos orgânicos, processos químicos reversíveis e ligações químicas, enquanto os conteúdos específicos mais evidentes são estequiometria, sistemas materiais e cadeias carbônicas. Foram identificadas questões com contextualização que se aproximam de temáticas do enfoque CTS, da História da Ciência e do cotidiano, não como princípios norteadores com reflexões e problematizações, mas uma contextualização mais próxima à exemplificação ou recurso didático. Entende-se que este estudo possibilita traçar um panorama sobre o perfil das provas de Química do vestibular da UFRGS.
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