Observando a dinâmica do contrato didático em aulas de equilíbrio químico

Autores

  • Larissa Oliveira de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Priscila do Nascimento Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Flávia Cristiane Vieira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Anna Paula de Avelar Brito Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.898

Resumo

Esse estudo teve como objetivo analisar o contrato didático em uma turma de 3° ano de Ensino Médio, na gestão do saber Equilíbrio Químico. Os fenômenos didáticos emergem na relação didática, em sala de aula, envolvendo a tríade professor-aluno-saber. Entre esses, está o contrato didático, estudado inicialmente por Guy Brousseau, e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas, na sua maioria, implícitas, que podem se revelar a partir da sua transgressão, e que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. Para a obtenção de dados e posterior análise, utilizamos videogravação e subsequente transcrição. Os resultados obtidos indicam a ocorrência de negociações e expectativa negativa/positiva para com o outro, com um número alto de ocorrência do efeito Topázio, explicado pela tendência do professor em assumir a palavra diante da postura de pouca interação entre ele e os alunos.

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Publicado

30.09.2017

Como Citar

Souza, L. O. de, Silva, P. do N., Silva, F. C. V. da, Simões Neto, J. E., & Brito Lima, A. P. de A. (2017). Observando a dinâmica do contrato didático em aulas de equilíbrio químico. Educação Química n unto e ista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.898

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista