Observando a dinâmica do contrato didático em aulas de equilíbrio químico

Authors

  • Larissa Oliveira de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Priscila do Nascimento Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Flávia Cristiane Vieira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Anna Paula de Avelar Brito Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.898

Abstract

Esse estudo teve como objetivo analisar o contrato didático em uma turma de 3° ano de Ensino Médio, na gestão do saber Equilíbrio Químico. Os fenômenos didáticos emergem na relação didática, em sala de aula, envolvendo a tríade professor-aluno-saber. Entre esses, está o contrato didático, estudado inicialmente por Guy Brousseau, e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas, na sua maioria, implícitas, que podem se revelar a partir da sua transgressão, e que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. Para a obtenção de dados e posterior análise, utilizamos videogravação e subsequente transcrição. Os resultados obtidos indicam a ocorrência de negociações e expectativa negativa/positiva para com o outro, com um número alto de ocorrência do efeito Topázio, explicado pela tendência do professor em assumir a palavra diante da postura de pouca interação entre ele e os alunos.

References

ALMEIDA, F. E. L. O Contrato Didático na Passagem da Linguagem Natural para a Linguagem Algébrica e na Resolução da Equação na 7o Série do Ensino Fundamental. Recife, 2009. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências).

ARAÚJO, L. F.; CÂMARA DOS SANTOS, M.; ACIOLY-RÉGNIER, N. Metacognição ou Automatismo: O que Acontece Quando o Contrato Didático é Rompido? Confluências Entre a Didática e a Psicologia na Resolução de Problemas Algébricos. In: BRITO LIMA, A. P. A.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. (orgs.). Pesquisa em Fenômenos Didáticos: Alguns Cenários. Recife: EDU-UFRPE, 2010.

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007.

ARAÚJO, L. F. Rompendo o Contrato Didático: A Utilização de Estratégias Metacognitivas na Resolução de Problemas Algébricos. 2009. 302 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

ARAÚJO, L. F.; BRITO LIMA, A. P. A; CÂMARA DOS SANTOS, M. Ruptura e Efeitos do Contrato Didático numa Aula de Resolução de Problemas Algébricos. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 232, p. 739-756, set./dez. 2011.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida e o Meio Ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BRITO LIMA, A. P. A.; ALMEIDA, F. E. L. O Contrato Didático na Aula de Matemática: Negociações na Introdução à Álgebra na 7º Série do Ensino Fundamental In: BRITO LIMA, A. P. A.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. (orgs.). Pesquisa em Fenômenos Didáticos: Alguns Cenários. Recife: EDU-UFRPE, 2010.

BRITO MENEZES, A. P. A. Contrato Didático e Transposição Didática: Inter-relações entre os Fenômenos Didáticos na Iniciação à Álgebra na 6ª série do Ensino Fundamental. Recife, 2006. 411 f. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2006.

BRITO, C. R. N. Análise das Negociações E Efeitos do Contrato Didático na Aula Referente à Abordagem do Conteúdo de Líquidos e Soluções Líquidas no Ensino Superior de Química. Serra Talhada, 2012. 67 f. Monografia (Licenciatura em Química). Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, 2012.

BROUSSEAU, G. Foundaments et Méthods de la Didactique des Mathematiques. Researches en Didactique, v. 7, n. 2, p. 33-115, 1986.

BROUSSEAU, G. Theoré des Situations Didactiques. Grenoble:La Pensée Sauvage, 1998.

BROUSSEAU, G. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas - Conteúdos e Métodos de Ensino. Ed: Ática, 2008.

CANTO, P. O. H.; FREIRE, L. I. F.; MILARÉ, T. As rupturas e renegociações do Contrato Didático em aulas de química na visão de um estagiário. In: VIII ENPEC - 2011: Campinas - SP. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.

CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M; GASCÓN, J. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Tradução de Daisy Vaz de Moraes, Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

D’AMORE, B. Elementos de didática da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.

GARCEZ, A.; DUARTE, R.; EISENBERG, Z.Produção e análise de vídeogravações em pesquisas qualitativas.São Paulo: Educação e Pesquisa, v. 37, n.2, p. 249-262, 2011.

JONNAERT, P. À propos du contrat didactique! Cahiers de Recherche en Éducation,v. 1, n. 2, p. 195-234, 1994.

JONNAERT, P. Dévolution versus Contre-dévolution! Un Tandem Incontournable pour le Contrat Didactique. In: RAISKY, C.; CAILLOT, M. (orgs.). Au-delà des Didactiques, Le Didactique: Débats Autour de Concepts Fedérateur. Bruxelas: De Boeck & Larcier SA, 1996.

JONNAERT, P. O Sócio construtivismo na Formação de Professores In: JONNAERT, P.; BORGHT, C. V. Criar Condições para Aprender. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, 2003.

LINHEIRA, C. Z.; CASSIANI, S.; MOHR, A. Desafios para o ensino de ciências na classe hospitalar: relato de uma experiência com pesquisa e ensino na formação de professores. Ciência Educação, v. 19, p. 535-554, 2013.

LINS, M.; BRITO LIMA, A. P. A.; BESSA DE MENEZES, M. A Emergência de Fenômenos Didáticos em Sala de Aula: Negociações de uma Sequência Didática em Álgebra Inicial. In: BRITO LIMA, A. P. A.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. (orgs.). Pesquisa em Fenômenos Didáticos: Alguns Cenários. Recife: EDU-UFRPE, 2010

MAHAN, B. M.; MEYERS, R. Química um Curso Universitário. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.

PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SARRAZY, B. Le contrat didactique. Revue Française de Pédagogie. Ciência e Cognição, n. 112, p. 85-118, 1995.

SILVA, B. A. Contrato DidáticoIn: MACHADO, S. D. A. (org.). Educação Matemática:Uma Nova Introdução. 3. ed. revista. São Paulo: EDUC, 2005.

SOUZA, L. O. O Contrato Didático na Abordagem das Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos na Licenciatura em Química. 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.

Published

2017-09-30

How to Cite

Souza, L. O. de, Silva, P. do N., Silva, F. C. V. da, Simões Neto, J. E., & Brito Lima, A. P. de A. (2017). Observando a dinâmica do contrato didático em aulas de equilíbrio químico. Educação Química En Punto De Vista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.898

Issue

Section

Pesquisa en Punto de Vista