Observando a dinâmica do contrato didático em aulas de equilíbrio químico
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.898Resumen
Esse estudo teve como objetivo analisar o contrato didático em uma turma de 3° ano de Ensino Médio, na gestão do saber Equilíbrio Químico. Os fenômenos didáticos emergem na relação didática, em sala de aula, envolvendo a tríade professor-aluno-saber. Entre esses, está o contrato didático, estudado inicialmente por Guy Brousseau, e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas, na sua maioria, implícitas, que podem se revelar a partir da sua transgressão, e que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. Para a obtenção de dados e posterior análise, utilizamos videogravação e subsequente transcrição. Os resultados obtidos indicam a ocorrência de negociações e expectativa negativa/positiva para com o outro, com um número alto de ocorrência do efeito Topázio, explicado pela tendência do professor em assumir a palavra diante da postura de pouca interação entre ele e os alunos.Citas
ALMEIDA, F. E. L. O Contrato Didático na Passagem da Linguagem Natural para a Linguagem Algébrica e na Resolução da Equação na 7o Série do Ensino Fundamental. Recife, 2009. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências).
ARAÚJO, L. F.; CÂMARA DOS SANTOS, M.; ACIOLY-RÉGNIER, N. Metacognição ou Automatismo: O que Acontece Quando o Contrato Didático é Rompido? Confluências Entre a Didática e a Psicologia na Resolução de Problemas Algébricos. In: BRITO LIMA, A. P. A.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. (orgs.). Pesquisa em Fenômenos Didáticos: Alguns Cenários. Recife: EDU-UFRPE, 2010.
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007.
ARAÚJO, L. F. Rompendo o Contrato Didático: A Utilização de Estratégias Metacognitivas na Resolução de Problemas Algébricos. 2009. 302 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
ARAÚJO, L. F.; BRITO LIMA, A. P. A; CÂMARA DOS SANTOS, M. Ruptura e Efeitos do Contrato Didático numa Aula de Resolução de Problemas Algébricos. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 232, p. 739-756, set./dez. 2011.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida e o Meio Ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BRITO LIMA, A. P. A.; ALMEIDA, F. E. L. O Contrato Didático na Aula de Matemática: Negociações na Introdução à Álgebra na 7º Série do Ensino Fundamental In: BRITO LIMA, A. P. A.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. (orgs.). Pesquisa em Fenômenos Didáticos: Alguns Cenários. Recife: EDU-UFRPE, 2010.
BRITO MENEZES, A. P. A. Contrato Didático e Transposição Didática: Inter-relações entre os Fenômenos Didáticos na Iniciação à Álgebra na 6ª série do Ensino Fundamental. Recife, 2006. 411 f. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2006.
BRITO, C. R. N. Análise das Negociações E Efeitos do Contrato Didático na Aula Referente à Abordagem do Conteúdo de Líquidos e Soluções Líquidas no Ensino Superior de Química. Serra Talhada, 2012. 67 f. Monografia (Licenciatura em Química). Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, 2012.
BROUSSEAU, G. Foundaments et Méthods de la Didactique des Mathematiques. Researches en Didactique, v. 7, n. 2, p. 33-115, 1986.
BROUSSEAU, G. Theoré des Situations Didactiques. Grenoble:La Pensée Sauvage, 1998.
BROUSSEAU, G. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas - Conteúdos e Métodos de Ensino. Ed: Ática, 2008.
CANTO, P. O. H.; FREIRE, L. I. F.; MILARÉ, T. As rupturas e renegociações do Contrato Didático em aulas de química na visão de um estagiário. In: VIII ENPEC - 2011: Campinas - SP. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M; GASCÓN, J. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Tradução de Daisy Vaz de Moraes, Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
D’AMORE, B. Elementos de didática da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.
GARCEZ, A.; DUARTE, R.; EISENBERG, Z.Produção e análise de vídeogravações em pesquisas qualitativas.São Paulo: Educação e Pesquisa, v. 37, n.2, p. 249-262, 2011.
JONNAERT, P. À propos du contrat didactique! Cahiers de Recherche en Éducation,v. 1, n. 2, p. 195-234, 1994.
JONNAERT, P. Dévolution versus Contre-dévolution! Un Tandem Incontournable pour le Contrat Didactique. In: RAISKY, C.; CAILLOT, M. (orgs.). Au-delà des Didactiques, Le Didactique: Débats Autour de Concepts Fedérateur. Bruxelas: De Boeck & Larcier SA, 1996.
JONNAERT, P. O Sócio construtivismo na Formação de Professores In: JONNAERT, P.; BORGHT, C. V. Criar Condições para Aprender. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, 2003.
LINHEIRA, C. Z.; CASSIANI, S.; MOHR, A. Desafios para o ensino de ciências na classe hospitalar: relato de uma experiência com pesquisa e ensino na formação de professores. Ciência Educação, v. 19, p. 535-554, 2013.
LINS, M.; BRITO LIMA, A. P. A.; BESSA DE MENEZES, M. A Emergência de Fenômenos Didáticos em Sala de Aula: Negociações de uma Sequência Didática em Álgebra Inicial. In: BRITO LIMA, A. P. A.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. (orgs.). Pesquisa em Fenômenos Didáticos: Alguns Cenários. Recife: EDU-UFRPE, 2010
MAHAN, B. M.; MEYERS, R. Química um Curso Universitário. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.
PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SARRAZY, B. Le contrat didactique. Revue Française de Pédagogie. Ciência e Cognição, n. 112, p. 85-118, 1995.
SILVA, B. A. Contrato DidáticoIn: MACHADO, S. D. A. (org.). Educação Matemática:Uma Nova Introdução. 3. ed. revista. São Paulo: EDUC, 2005.
SOUZA, L. O. O Contrato Didático na Abordagem das Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos na Licenciatura em Química. 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).