Processos de desenvolvimento profissional docente: interações e mediações significativas na (re)construção da prática docente no ensino superior de química
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.901Resumo
Este trabalho tem como propósito analisar as experiências formativas no âmbito profissional dos professores de Química que atuam na universidade , que, segundo seus depoimentos, lhes possibilitaram re-significar situações vivenciadas e, fundamentalmente, criar outras formas de intervenção para o enfrentamento dos desafios atuais. Parte do pressuposto de que o campo de atuação profissional é contexto de constituição do sujeito, de seus conhecimentos e formas de ação. O trabalho fundamentou-se no contexto teórico da formação e nos pressupostos de Vygotsky e de seus seguidores, tendo como eixo de análise as significações sociais dos processos formativos na esfera das relações profissionais. A metodologia é qualitativa tendo como objeto de análise os depoimentos de professores universitários. Os resultados permitem reafirmar que a formação é um processo ininterrupto onde a participação do outro têm relevância significativa, em movimento contrário ao da fragmentação, do isolamento e da expropriação de pensamentos e ações.Referências
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