Processos de desenvolvimento profissional docente: interações e mediações significativas na (re)construção da prática docente no ensino superior de química

Autores

  • Rejane Maria Ghisolfi da Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI)
  • Roseli Pacheco Schnetzler Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.901

Resumo

Este trabalho tem como propósito analisar as experiências formativas no âmbito profissional dos professores de Química que atuam na universidade , que, segundo seus depoimentos, lhes possibilitaram re-significar situações vivenciadas e, fundamentalmente, criar outras formas de intervenção para o enfrentamento dos desafios atuais. Parte do pressuposto de que o campo de atuação profissional é contexto de constituição do sujeito, de seus conhecimentos e formas de ação. O trabalho fundamentou-se no contexto teórico da formação e nos pressupostos de Vygotsky e de seus seguidores, tendo como eixo de análise as significações sociais dos processos formativos na esfera das relações profissionais. A metodologia é qualitativa tendo como objeto de análise os depoimentos de professores universitários. Os resultados permitem reafirmar que a formação é um processo ininterrupto onde a participação do outro têm relevância significativa, em movimento contrário ao da fragmentação, do isolamento e da expropriação de pensamentos e ações.

Biografia do Autor

Roseli Pacheco Schnetzler, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Educação Química - University of East Anglia (1987). Atualmente é professora titular da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação docente, ensino de ciências e ensino-aprendizagem.

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Publicado

30.09.2017

Como Citar

Silva, R. M. G. da, & Schnetzler, R. P. (2017). Processos de desenvolvimento profissional docente: interações e mediações significativas na (re)construção da prática docente no ensino superior de química. Educação Química n unto e ista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.901

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista