Processos de desenvolvimento profissional docente: interações e mediações significativas na (re)construção da prática docente no ensino superior de química

Authors

  • Rejane Maria Ghisolfi da Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI)
  • Roseli Pacheco Schnetzler Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.901

Abstract

Este trabalho tem como propósito analisar as experiências formativas no âmbito profissional dos professores de Química que atuam na universidade , que, segundo seus depoimentos, lhes possibilitaram re-significar situações vivenciadas e, fundamentalmente, criar outras formas de intervenção para o enfrentamento dos desafios atuais. Parte do pressuposto de que o campo de atuação profissional é contexto de constituição do sujeito, de seus conhecimentos e formas de ação. O trabalho fundamentou-se no contexto teórico da formação e nos pressupostos de Vygotsky e de seus seguidores, tendo como eixo de análise as significações sociais dos processos formativos na esfera das relações profissionais. A metodologia é qualitativa tendo como objeto de análise os depoimentos de professores universitários. Os resultados permitem reafirmar que a formação é um processo ininterrupto onde a participação do outro têm relevância significativa, em movimento contrário ao da fragmentação, do isolamento e da expropriação de pensamentos e ações.

Author Biography

Roseli Pacheco Schnetzler, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Educação Química - University of East Anglia (1987). Atualmente é professora titular da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação docente, ensino de ciências e ensino-aprendizagem.

References

ALVES, M. G. (2010). Aprendizagem ao longo da vida: Entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades. Revista Portuguesa de Educação, 23(1), p. 7-28, 2010.

BOGDAN, R. C.; BILEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994

CACHAPUZ, A. Investigação em Didáctica das Ciências em Portugal. In: Pimenta, S. G. (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez Editora, 2000. p. 205-240.

CLARKE, D. J., HOLLINGSWORTH, H. Elaborating a model of teacher professional growth. Teaching and Teacher Education, 18(8), p.947-967, 2002.

CORCORAN, T. B. Teaching matters: How state and local policymakers can improve the quality of teachers and teaching. Consortium for Policy Research in Education, 48. 2007. Disponível em: http://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1014&context=cpre_policybriefs

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

FERRÉ, N. P. de L. Imagens do outro: imagens, talvez de uma outra função pedagógica. In: LAROSSA, J.; LARA, N. P. (orgs). Imagens do outro. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 180-192, 1998.

FONTANA, R. A. C. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

GÓES, M. C. R. de. As relações intersubjetivas na construção de conhecimentos. In: GÓES, M. C. R. de.; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). A significação nos espaços educacionais. Campinas, SP: Papirus, 1997. p.11-28.

GONÇALVES, J. A. Desenvolvimento profissional e carreira docente - fases da carreira, currículo e supervisão. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, (8), 23-36, 2009. Disponível em: http://centrorecursos.movimentoescolamoderna.pt/dt/3_2_formacao_professores/32_20_desenv_profis_carreira_docente_jagoncalves.pdf

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LAROSSA, J. Pedagogía profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores pesquisadores. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.

MARCELO GARCÍA, C.Formação de professores: Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 08, p. 7-22, 2009.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p.15-34, 1995.

NÓVOA, A. O regresso dos professores. Lisboa: Ministério da Educação, 2008.

OLABUENAGA, J. R.; ISPIZUA, M. A. La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa. Bilbao: Universidad de Deusto, 1989.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (2009). Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, J. (Coord.). Formação de professores. Aprendizagem profissional e acção docente.Porto: Porto Editora, p. 221-284, 2009.

PERRENOUND, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

SÁ-CHAVES, I. Formação, conhecimento e supervisão: contributos na área da formação de professores e de outros profissionais. Aveiro: Universidade, 2000.

SACHS, J. Aprender para melhorar ou melhorar a aprendizagem: O dilema do desenvolvimento profissional contínuo dos professores. In FLORES, M. A.; SIMÃO, A. M. (Orgs.), Aprendizagem edesenvolvimento profissional de professores: Contextos e perspetivas.Mangualde: Edições Pedago, p. 119-151, 2009.

SCHNETZLER, R. P. Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de Química. Química Nova na escola, n.16, pp.15-20, 2002.

VAILLANT, D.; MARCELO GARCIA, C. Quién educará a los educadores? Teoria y práctica de la formación de formadores. Montevídeo: Productora editorial, 2002.

VYGOTSKY. L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

ZANELLA, A. V. O ensinar e o aprender a fazer renda: estudo sobre a apropriação da atividade na perspectiva histórico-cultural. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

ZANELLA, A.V.; DA ROS, S. Z. Constituição do sujeito, socialização/apropriação do conhecimento e formação em serviço. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Ed. Esp. Temática, p.53 – 69, 2000.

Published

2017-09-30

How to Cite

Silva, R. M. G. da, & Schnetzler, R. P. (2017). Processos de desenvolvimento profissional docente: interações e mediações significativas na (re)construção da prática docente no ensino superior de química. Educação Química En Punto De Vista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.901

Issue

Section

Pesquisa en Punto de Vista