Processos de desenvolvimento profissional docente: interações e mediações significativas na (re)construção da prática docente no ensino superior de química

Autores/as

  • Rejane Maria Ghisolfi da Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI)
  • Roseli Pacheco Schnetzler Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.901

Resumen

Este trabalho tem como propósito analisar as experiências formativas no âmbito profissional dos professores de Química que atuam na universidade , que, segundo seus depoimentos, lhes possibilitaram re-significar situações vivenciadas e, fundamentalmente, criar outras formas de intervenção para o enfrentamento dos desafios atuais. Parte do pressuposto de que o campo de atuação profissional é contexto de constituição do sujeito, de seus conhecimentos e formas de ação. O trabalho fundamentou-se no contexto teórico da formação e nos pressupostos de Vygotsky e de seus seguidores, tendo como eixo de análise as significações sociais dos processos formativos na esfera das relações profissionais. A metodologia é qualitativa tendo como objeto de análise os depoimentos de professores universitários. Os resultados permitem reafirmar que a formação é um processo ininterrupto onde a participação do outro têm relevância significativa, em movimento contrário ao da fragmentação, do isolamento e da expropriação de pensamentos e ações.

Biografía del autor/a

Roseli Pacheco Schnetzler, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Educação Química - University of East Anglia (1987). Atualmente é professora titular da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação docente, ensino de ciências e ensino-aprendizagem.

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Publicado

2017-09-30

Cómo citar

Silva, R. M. G. da, & Schnetzler, R. P. (2017). Processos de desenvolvimento profissional docente: interações e mediações significativas na (re)construção da prática docente no ensino superior de química. Educação Química n unto e ista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.901

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista