Ensino de ciências e cultura negra: estudos sobre a mobilização de saberes docentes

Autores

  • Ellen Pereira Lopes Souza Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG
  • Caio Martins Arantes Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG
  • Morgana Abranches Bastos Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG
  • Anna Maria Canavarro Benite Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.902

Resumo

A promulgação da lei 10 639/2003, que torna obrigatória a inserção de conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos da escola básica, é fruto de lutas históricas do Movimento Negro Brasileiro e tem sido um instrumento para o reposicionamento do negro na educação na tentativa da valorização de sua identidade. Neste contexto, visamos apresentar uma discussão sobre os desdobramentos da lei para o ensino de ciências e matemática, trazendo reflexões no sentido de compreender a proposta de implementação da lei, a origem histórica da sociedade brasileira e oportunizando acesso para futuras análises referentes à temática. Trata-se de uma investigação que apresenta elementos de uma pesquisa-ação e se interessa pela mobilização de saberes docentes a respeito da lei 10.639, produzidos pela tríade de professores de ciências e matemática (professor formador, professor em formação inicial e professor do ensino básico em formação continuada)[1].


[1]                            O presente trabalho é baseado na dissertação de mestrado de Autores, 2014.

Biografia do Autor

Ellen Pereira Lopes Souza, Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG

Mestre em Educação em Ciências e Matemática , Pós-graduada em Docência do Ensino Superior (2010), Pós-graduação em Educação Matemática (UFG 2010/2011 - em conclusão). Licenciada em Matemática (UFG 2008). Facilidade na comunicação e dotada de iniciativa, busca colocação profissional na área de Ensino para a disciplina de Matemática para os Níveis Médio e Superior. Pesquisadora e colaboradora de Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI/UFG) e membro da ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.

Caio Martins Arantes, Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG

Licenciado em química pela Universidade Federal de Goiás.  Atua na área de ensino em química nos seguintes temas: ensino em química e as relações étnico raciais na formação de professores de química.

Morgana Abranches Bastos, Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Goiás. Integrante do Coletivo Negro do Instituto de Química CIATA e também do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI). Atualmente trabalha no projeto Investiga Menina! Este projeto busca firmar a parceria entre a Universidade Federal de Goiás, por meio do LPEQI, Coletivo Negro Ciata, e a Colégio Estadual Solon Amaral para promoção de ações coletivas para o benefício da comunidade escolar, proporcionando experiências e informações sobre a contribuição das mulheres negras na ciência e na tecnologia, ações afirmativas.

Anna Maria Canavarro Benite, Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG

Doutora e Mestre em Ciências e Licenciada em Química (UFRJ/ 2005). Professora Associada e Coordenadora do PIBID QUÍMICA da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI da UFG (2006) onde instituiu em 2009 o Coletivo CIATA- Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências, cujas ações desenvolvidas renderam em 2013 - Diploma de Reconhecimento por ação cotidiana na luta pela defesa, promoção e proteção dos direitos humanos em Goiás; em 2014 - Honra ao Mérito pela Assessoria Especial para Direitos Humanos e Cidadania; 2016- Prêmio Mulher Combativa pela Câmara Municipal de Goiás. Representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Goiás. Ativista do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado. Membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR. (2016/2018),Coordenadora da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Inclusiva- RPEI. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Atua na área de Ensino de Química com foco nos seguintes temas: cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, cibercultura na educação inclusiva e políticas de ações afirmativas .

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Publicado

30.12.2017

Como Citar

Souza, E. P. L., Arantes, C. M., Bastos, M. A., & Benite, A. M. C. (2017). Ensino de ciências e cultura negra: estudos sobre a mobilização de saberes docentes. Educação Química n unto e ista, 1(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.902

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista