Ensino de ciências e cultura negra: estudos sobre a mobilização de saberes docentes

Autores/as

  • Ellen Pereira Lopes Souza Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG
  • Caio Martins Arantes Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG
  • Morgana Abranches Bastos Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG
  • Anna Maria Canavarro Benite Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.902

Resumen

A promulgação da lei 10 639/2003, que torna obrigatória a inserção de conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos da escola básica, é fruto de lutas históricas do Movimento Negro Brasileiro e tem sido um instrumento para o reposicionamento do negro na educação na tentativa da valorização de sua identidade. Neste contexto, visamos apresentar uma discussão sobre os desdobramentos da lei para o ensino de ciências e matemática, trazendo reflexões no sentido de compreender a proposta de implementação da lei, a origem histórica da sociedade brasileira e oportunizando acesso para futuras análises referentes à temática. Trata-se de uma investigação que apresenta elementos de uma pesquisa-ação e se interessa pela mobilização de saberes docentes a respeito da lei 10.639, produzidos pela tríade de professores de ciências e matemática (professor formador, professor em formação inicial e professor do ensino básico em formação continuada)[1].


[1]                            O presente trabalho é baseado na dissertação de mestrado de Autores, 2014.

Biografía del autor/a

Ellen Pereira Lopes Souza, Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG

Mestre em Educação em Ciências e Matemática , Pós-graduada em Docência do Ensino Superior (2010), Pós-graduação em Educação Matemática (UFG 2010/2011 - em conclusão). Licenciada em Matemática (UFG 2008). Facilidade na comunicação e dotada de iniciativa, busca colocação profissional na área de Ensino para a disciplina de Matemática para os Níveis Médio e Superior. Pesquisadora e colaboradora de Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI/UFG) e membro da ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.

Caio Martins Arantes, Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG

Licenciado em química pela Universidade Federal de Goiás.  Atua na área de ensino em química nos seguintes temas: ensino em química e as relações étnico raciais na formação de professores de química.

Morgana Abranches Bastos, Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Goiás. Integrante do Coletivo Negro do Instituto de Química CIATA e também do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI). Atualmente trabalha no projeto Investiga Menina! Este projeto busca firmar a parceria entre a Universidade Federal de Goiás, por meio do LPEQI, Coletivo Negro Ciata, e a Colégio Estadual Solon Amaral para promoção de ações coletivas para o benefício da comunidade escolar, proporcionando experiências e informações sobre a contribuição das mulheres negras na ciência e na tecnologia, ações afirmativas.

Anna Maria Canavarro Benite, Coletivo Ciata- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI - UFG

Doutora e Mestre em Ciências e Licenciada em Química (UFRJ/ 2005). Professora Associada e Coordenadora do PIBID QUÍMICA da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI da UFG (2006) onde instituiu em 2009 o Coletivo CIATA- Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências, cujas ações desenvolvidas renderam em 2013 - Diploma de Reconhecimento por ação cotidiana na luta pela defesa, promoção e proteção dos direitos humanos em Goiás; em 2014 - Honra ao Mérito pela Assessoria Especial para Direitos Humanos e Cidadania; 2016- Prêmio Mulher Combativa pela Câmara Municipal de Goiás. Representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Goiás. Ativista do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado. Membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR. (2016/2018),Coordenadora da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Inclusiva- RPEI. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Atua na área de Ensino de Química com foco nos seguintes temas: cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, cibercultura na educação inclusiva e políticas de ações afirmativas .

Citas

ANDRÉ, M. C. O ser negro: a construção da subjetividade em afro brasileiros. Brasília: LGE Editora, 2008.

ANJOS, R. S. A. dos. A África, a Educação Brasileira e a Geografia. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=658-vol2antirac-pdf&Itemid=30192> Acessado em: 29/04/2017.

AUTOR (2012).

AUTORES (2008).

AUTORES (2009).

AUTORES (2011).

AUTORES (2012).

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BENTO, M. A. S. Branqueamento e Branquitude no Brasil. Em: IRAY, C.; BENTO, M. A. S. (orgs.) Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. (25-58)

BOSI, A. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981. Disponível em:

<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1992579/mod_resource/content/1/O%20que%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf> Acessado em: 13/04/2017.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf> Acessado em: 05/04/2017.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília, 2003. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm> Acessado em: 30/04/2017.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004. Disponível em:

<http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf> Acessado em: 30/04/2017.

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf> Acessado em: 30/05/2017.

CANEN, A.; MOREIRA, A. F. B. (orgs.). Ênfases e Omissões no currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001.

CAVALLEIRO, E. Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.

CAVELLEIRO, E. Discriminação racial e pluralismo nas escolas públicas da cidade de São Paulo. Em: Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponível em:

<http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001432/143283por.pdf>. Acessado em: 13/04/2017.

COUTINHO, A. C. C. C.; BARREIROS, D. K.; SILVA, G. P. da; STOPPA, G. C.; GONÇALVES, R.; MELO, V. A. de; ARAÚJO, P. C. Raça, Etnia E A Escola: Possibilidades De Implementação Da Lei 10.639/031. Cadernos da Pedagogia Ano 02, Volume 02, Número 04, 2008. Disponível em:

<http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/103/60>. Acessado em: 13/04/2017.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

DAMATTA, R. Digressão: a fábula das três raças, ou o problema do racismo à brasileira. Em DaMatta, R. Relativizando. Uma introdução à Antropologia Social. Rio de Janeiro, Rocco, 1987.

DIAS, L. de O. Ação afirmativa: superando desigualdades raciais no Brasil. Em: SILVA, M. da; GOMES, U. J. (Org.). África, Afrodescendência e Educação. Goiânia: UCG, v. 1, p. 1-142, 2006.

DEMO, P. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livro Editora, 2004..

FERNANDES, J. R. O. Ensino de história e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Cad. CEDES, Campinas, v. 25, n. 67, 2005.

FRANCISCO JÚNIOR, W. E. Educação antirracista: reflexões e contribuições possíveis do ensino de ciências e de alguns pensadores. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 397-416, 2008. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300003> Acessado em: 20/04/2017.

FREIRE, G. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48ª Edição. São Paulo, Global, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, N. L. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, 23, 75-85, 2003

GOMES, N. L. Educação Relações Raciais: Refletindo Sobre Algumas Estratégias de Atuação. Em: MUNANGA, K. (org.) Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponivel em:

<http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf> Acessado em: 13/04/2017.

GOMES, N. L. Educação, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03. 2011. Disponível em:

<http://antigo.acordacultura.org.br/artigo-25-08-2011> Acessado em: 20/04/2017.

GOMES, N. L. As práticas pedagógicas com as relações étnicoraciais nas escolas públicas: desafios e perspectivas. Em: GOMES, N. L. (org.) Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnicoraciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. 1ª ed. Brasília: MEC; Unesco, 2012. Disponível em: <http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/Etnico%20Racial_educaca-para-todos_36_miolo.pdf> Acessado em: 30/04/2017.

GREGOLIN, M. R. V. A análise do discurso: conceitos e aplicações. Alfa, 39, 0-13, 1995.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira 2010. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em:

<http://www.todospelaeducacao.org.br/arquivos/biblioteca/sis_2010.pdf> Acessado em: 30/04/2017.

KI-ZERBO, J. História da África: I Metodologia e pré-história da África. Comitê Científico Internacional da UNESCO. 2ª ed. rev. – Brasília : UNESCO, 2010.

LE BOTERF, G. Pesquisa Participante: Propostas e Reflexões Metodológicas. Em: BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1984.

MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e formação de professores. Revista Educar, Curitiba, Editora da UFPR, 2001.

MORIM, E. Da necessidade de um pensamento complexo. Em: MARTINS, F. M.; SILVA, J. M. da. (org.) Para navegar no século XXI - Tecnologias do Imaginario e Cibercultura. Editora: SULINA, 1ª edição, 1999.

MUNANGA, K. (org.) Superando o racismo na escola. Em: Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

NEWMAN, M. E. J. The structure of scientific collaboration networks. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. Vol. 98, Nº 2, 2001.

NOVAIS, G. S.; FILHO, G. R.; MOREIRA, P. F. S. D. Concepções de professores de ciências de ensino fundamental e médio à respeito da lei federal 10639/03. Ensino em Revista, UFU, 2012.

OLIVA, A. Filosofia da ciência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003.

PEREIRA, A. M. “Quem Não Pode Atalhar, Arrodeia!”: Reflexões Sobre o Desafio da Práxis dos Educadores dos Agentes Da Lei 10.639/03. 30ª Reunião Anual da ANPED. 2007. Disponível em:

<http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt21-3775-int.pdf> Acessado em: 13/04/2017.

PONCE, A. Educação e Luta de Classes. 18. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ROMANELLI, L. I. O Professor e o Conceito Átomo. Química Nova na Escola, 3, 27-31, 1996.

SANTOS, S. A. A lei no 10.639/03 como fruto da luta antirracista do movimento negro. Em: Educação anti-racista : caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

SILVA JÚNIOR, H. Do racismo legal ao princípio da ação afirmativa: a lei como obstáculo e como instrumento dos direitos e interesses do povo negro. Em: GUIMARÃES, A. S. A.; HUNTLEY, L. W. (Org.). Tirando a máscara: ensaios sobre o racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

SILVA, M. L. Ciência, raça e racismo na modernidade. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2009.

SILVA, N. F. I. Africanidade e Religiosidade: Uma possibilidade de abordagem sobra as sagradas matrizes africanas na escola. Educação antirracista: caminhos abertos para a lei federal 10 639/03. Em: Brasília: Ministério da educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

SOUZA, A. L. S. De olho na cultura: pontos de vista afro-brasileiros. Salvador: centro de Estudos Afro-Orientais. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2005.

TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. Em: Caudau, V. M.(Eds.) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

TEDESCO, M. do C. A expansão bantu e sua importância para a história da África. Em: SILVA, M. da; GOMES, U. J. (Org.). África, Afrodescendência e Educação. Goiânia: UCG, v. 1, 2006.

UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Programa Brasil-África: histórias cruzadas. UNESCO. 2010. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/inclusive-education/brazil-africa-project/about-brazil-africa-crossed-histories/#c1098725> Acessado em: 03/04/2017.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

Souza, E. P. L., Arantes, C. M., Bastos, M. A., & Benite, A. M. C. (2017). Ensino de ciências e cultura negra: estudos sobre a mobilização de saberes docentes. Educação Química En Punto De Vista, 1(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.902

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista