O ensino de polímeros por meio dos três momentos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1067Abstract
O ensino por meio de temáticas é muito defendido pelas teorias de ensino, pois os temas superam o ensino tradicional mantido há anos pelas escolas. No entanto, não se observa o emprego de temáticas na prática pedagógica. Neste trabalho, oferecemos uma metodologia para o ensino do conteúdo de polímeros empregando a reciclagem dos plásticos. Para desenvolver este trabalho, foi utilizado a proposta dos três momentos pedagógicos, visto que são uma dinâmica construída para ensinar os conteúdos curriculares por meio de temáticas. Norteados por esta proposta, desenvolvemos uma atividade com os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Dourados - MS. Os resultados revelam que os alunos puderam relacionar os polímeros com as embalagens plásticas do cotidiano. Os três momentos pedagógicos possibilitaram o desenvolvimento e a aplicação de um conteúdo programático por meio da temática dos plásticos.
References
COSTA, J. de M.; PINHEIRO, N. A. M.; O Ensino por meio de temas-geradores: A educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, Região Sul, v. 3, n. 2, p.37- 44, 2013.
FRANCHETTI, S. M. M.; MARCONATO, J. C. A Importância das propriedades físicas dos polímeros na reciclagem. Química Nova na Escola, n. 18, p. 42 – 45, nov. 2003.
FREITAS, W. P. S. de; MÜNCHEN, S.; CALIXTO, V. S. Conscientização social e preservação ambiental: desenvolvimento de valores em aulas de química a partir do tema plásticos. Redequim, v. 2, n. 2, p. 56 – 69, out. 2016.
KATO, M. C. et al. Experiências de professores de química vivenciadas no contexto de um grupo de estudos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16; ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 10, 2012, Salvador. Anais Formação de Professores de Química, Salvador: ENEQ; EDUQUI, 2012. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7683/5454. Acesso em: 04 de fev. de 2017.
MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre as práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. 273 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/93822/280146.pdf?sequence=1. Acesso em: 04 de fev. de 2017.
______; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p.617- 638, set. 2014.
MOREIRA, A. M.; Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v.1, p. 25 - 46, 2011.
OLIVEIRA, A. M. O ensino do tema polímeros na perspectiva da educação dialógica com enfoque cts: reflexões e ações. 2010. 188f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2010. Disponível em http://www.ppec.ufms.br/Dissertacoes/Dissertacao_Adriana_Marques_Oliveira.pdf. Acesso em: 04 de fev. de 2017.
SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1 – 23, dez. 2002.
SULZBACH, A. C.; BRAIBANTE, M. E. F; STORGATTO, G. A. A bioquímica do glúten através de oficinas temáticas. Ciência e Natura, v. 37, n. 3, p. 767 - 776, set./dez. 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).