Etimología de conceptos y términos científicos: un recurso importante a utilizar en las clases de ciencias
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1809Abstract
The presence of etymology of scientific concepts in books of natural sciences that the Ministry of Education of Chile gives to the municipal schools of the country was investigated. For this, each thematic unit from 5th to 8th grade was analyzed, based on the key words indicated in the official programs. In addition, the knowledge and use made of the etymology by science teachers was interviewed by some teachers who were trained and in training and others who work in the second basic cycle and a sample of teachers who attended an outdoor camp in the park Conguillío National Park in southern Chile. The analysis of results allows concluding the scarce or null presence of etymology of scientific concepts in the textbooks reviewed, as well as the lack of knowledge and non-use of etymology as a teaching resource by active and in-service teachers.References
CARRASCO, S. Metodología de investigación científica: Pautas metodológicas para diseñar y elaborar el proyecto de investigación. Lima: Ed. San Marcos, 2009.
CLAVO R; y MARTÍ de HOYOS E. Diccionario etimológico de términos de ciencias naturales. Mira editores. Zaragoza, España, 2011.
HERRERA, T. Las lenguas clásicas vivientes en todas las ciencias. Xictli. Universidad Pedagógica Nacional de México, 2003. Recuperado mayo 08, 2011 de http://189.208.102.74/u094/revista/49/latin.htm
LESAGE, L. La enseñanza de etimologías grecolatinas aplicadas al ámbito científico: una experiencia. Thamyris, (4), 191-241, 2013.
NOVAK, J. D. The Role of Concepts in Science Teaching» en H. J. Klausmeier y C. W. Harns (Eds.). Analyses of Concep: Learning. Nueva York: Academic Press, 1966.
PÉREZ; GARDEY. Definición de etimología, 2009. Extraído en marzo 2019 de https./definición.de/etimología/
Real Academia Española y Asociación de Academias de la Lengua Española. «etimología». Diccionario de la lengua española (23.ª edición), 2014. Madrid: España. ISBN 978-84-670-4189-7
WIECHERS, J. Lógica, versión icónica. México: Editorial Humanismo y sentido, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).