Química e meio ambiente: investigação e desenvolvimento de abordagens experimentais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1907

Abstract

Neste trabalho apresentamos atividades experimentais destinadas ao ensino de química com enfoque nos contextos social e ambiental mediante o desenvolvimento das propostas “Efeitos da temperatura e do uso excessivo de agroquímicos sobre a microbiota do solo” e “Estudo da pigmentação de sementes de Urucum através de cromatografia em papel”, elaboradas no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Essas atividades permitem o desenvolvimento dos seguintes conteúdos disciplinares: classificação de reações, técnicas de separação de misturas, polaridade, solubilidade, cadeias carbônicas, funções orgânicas e química ambiental no contexto da ciência, tecnologia e sociedade. Os experimentos descritos aqui se mostraram propícios ao desenvolvimento de discussões interdisciplinares e reflexões sobre o conteúdo curricular do nível médio através de procedimentos facilmente replicáveis que exigem infraestrutura mínima, mas, permitem a aproximação entre atividade científica e o contexto da sala de aula pela construção de inter-relações entre conhecimento e elementos cotidianos, imprimindo significados reais aos conteúdos programáticos.

Author Biographies

Janainne Nunes Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais- campus Diamantina

Doutora em físico-química, mestre me química orgânica, bacharel em química tecnológica industrial, licenciada em química, docente do IFNMG, colaboradora no programa de Mestrado em Educação, Profissional e Tecnológico na instituição.

Danielly Marinho Rocha Lucena, IFNMG

Técnica em meio ambiente pelo IFNMG

Bernardo Lelis Rezende Lopes, IFNMG

Técnico em agrimensura

References

ALVES, Janainne et al. IFQuimical: uma proposta de mediação no processo ensino-aprendizagem de química. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2018. p. 61.

ÁVILA, Simone Garcia de; MATOS, Jivaldo do Rosário. Compostos coloridos do ferro: uma proposta de experimentação utilizando materiais de baixo custo. Educación química, v. 28, n. 4, p. 254-261, 2017.

BRASIL. “Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio”;2000. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf, junho

BRASIL. “Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Química”; 2002. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/09Quimica.pdf,junho.

BRASIL. “Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica” 2013. http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file.

DA ROCHA, Carlos Jose Trindade; ALTARUGIO, Maisa Helena; DA SILVA MALHEIRO, João Manoel. Formação de professores e o ensino investigativo na química: reflexões e estratégias. Research, Society and Development, v. 7, n. 5, p. 3, 2018.

DA SILVA, Dalva Damiana Estevam; FELIZMINO, Francisco Tibério Araújo; DE OLIVEIRA, Marcelo Garcia. Avaliação da degradação ambiental a partir da prática da cultura do feijão no município de Tavares-PB. Holos, v. 8, p. 148-165, 2015.

DEGANI, Ana Luiza G.; CASS, Quezia B.; VIEIRA, Paulo C. Cromatografia um breve ensaio. Química nova na escola, v. 7, n. 1, 1998.

DE SOUZA, Andriele Coraiola; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias. PLANEJAMENTO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO INICIAL. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 3, p. 187, 2018.

DIREITO, Ida Carolina Neves et al. Influência da matéria orgânica na biodegradação do ácido 24-diclorofenoxiacético (2, 4-d).Acta Scentiae & Technicae, v.3.n.3, p.25-41, 2015.

DOMIN, D. S. “A Review of Laboratory Instruction Styles”. In: Journal of Chemical Education, v.76, n.4, p. 543-7, 1999.

DE FIGUEIRÊDO, A. M. T. A., DO NASCIMENTO, M. M. A., DOS SANTOS LIMA, L. V., Sales, F. R. P., de Carvalho Araújo, R., & de Souza, N. S. Contextualizando a temática gases no Ensino Médio sob uma perspectiva dialogada e experimental. Revista Principia, v.1, n.27,p. 81-88, 2015.

EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. A cultura do Urucum. Coleção Plantar Rev. ampl. - Brasília, 2. ed. DF: Embrapa Informação Tecnológica,v.64,p.61, 2009.

GARCIA, Carlos Eduardo Rocha et al. Carotenoides bixina e norbixina extraídos do urucum (Bixa orellana L.) como antioxidantes em produtos cárneos. Ciência Rural, v. 42, n. 8, p. 1510-1517, 2012.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:2015 Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/aracuai/panorama> Acesso em 20/09/2018.

KAUARK, F. S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia de pesquisa: um guia prático. Itabuna,Via Litterarum. 2010.

LIRA, Gabriela Teixeira Rodrigues. Diversidade em comunidades bacterianas de solos de matas de galeria do Cerrado. 2012.

LISBÔA, Julio Cezar Foschini. QNEsc e a seção experimentação no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 198-202, 2015.

MAIA, Juliana de O. et al. Piaget, Ausubel, Vygotsky ea experimentação no ensino de Química. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 01002-1006, 2013.

NEPOMUCENO FERREIRA, Samuel; BATISTA DE JESUS, Augusto; GOMES ROTTA, Jeane Cristina. A abordagem experimental nas coleções de química do PNLD 2015 para o ensino médio no cenário escolar brasileiro. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 5327-5336, 2017.

NUNES, Luís Alfredo Pinheiro Leal et al. Impacto da queimada e de peneiramento de resíduos orgânicos em atributos biológicos de solo sob caatinga no semi-árido nordestino. Revista Caatinga, v. 22, n. 1, p. 131-140, 2009.

PRADO, Letícia do. Pressupostos epistemológicos e a experimentação no ensino de Química: o caso de Lavoisier. 2015.

PRETTY, J. N. Participatory learning for sustainable agriculture. World Development, v. 23, n. 8, p. 1247-1263, 1995.

RIBEIRO, Núbia Moura; NUNES, Carolina Rodeiro. Análise de pigmentos de pimentões por cromatografia em papel. Química nova na escola, v. 29, n. 8, p. 34-37, 2008.

SANTOS, Gilmar Ribeiro dos et al. Trabalho, Cultura e Sociedade no Norte/Nordeste de Minas: Considerações a partir das Ciências Sociais. Montes Claros: Best comunicação e marketing, 1997.

SANTOS, KCF dos et al. Atividade biológica em solo salino sódico saturado por água sob cultivo de Atriplex nummularia.[Biological activity in saline sodic soil naturated by water under cultivation of Atriplex nummularia]. Revista ciência agronômica (Brasil).(, v. 42, n. 3, p. 619-627, 2011.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação, 10.. ed. São Paulo: Cortez - Autores Associados. 2000.

Published

2020-03-17

How to Cite

Alves, J. N., Rocha Lucena, D. M., & Lopes, B. L. R. (2020). Química e meio ambiente: investigação e desenvolvimento de abordagens experimentais. Educação Química En Punto De Vista, 3(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1907

Issue

Section

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula