Ressignificação dos estágios curriculares supervisionados por meio da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2530Abstract
Este trabalho descreve e discute as potencialidades de uma trajetória educacional para professores de química denominada de "Implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM)". As funções e as características dos diferentes tipos de Estágio Curricular Supervisionado são problematizadas e novas possibilidades são apresentadas ressignificando e reposicionando o planejamento na perspectiva do educar pela pesquisa. Uma UDM é um modelo de planejamento que abrange a integração, de modo organizado e sequenciado, de um conjunto de estratégias didáticas e de avaliação de acordo com objetivos de aprendizado previamente definidos e delimitados a partir de uma abordagem metodológica. A UDM é implementada em três etapas: planejamento; intervenção prática; e replanejamento. Essas três etapas resultam em um percurso formativo complexo e multifacetado que contribui para uma formação inicial mais qualificada no que se refere a uma atuação competente e embasada teórica e metodologicamente, à produção de saberes docente e ao desenvolvimento do conhecimento prático-profissionalReferences
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