Ressignificação dos estágios curriculares supervisionados por meio da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2530

Resumo

Este trabalho descreve e discute as potencialidades de uma trajetória educacional para professores de química denominada de "Implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM)". As funções e as características dos diferentes tipos de Estágio Curricular Supervisionado são problematizadas e novas possibilidades são apresentadas ressignificando e reposicionando o planejamento na perspectiva do educar pela pesquisa. Uma UDM é um modelo de planejamento que abrange a integração, de modo organizado e sequenciado, de um conjunto de estratégias didáticas e de avaliação de acordo com objetivos de aprendizado previamente definidos e delimitados a partir de uma abordagem metodológica. A UDM é implementada em três etapas: planejamento; intervenção prática; e replanejamento. Essas três etapas resultam em um percurso formativo complexo e multifacetado que contribui para uma formação inicial mais qualificada no que se refere a uma atuação competente e embasada teórica e metodologicamente, à produção de saberes docente e ao desenvolvimento do conhecimento prático-profissional

Biografia do Autor

Amadeu Moura Bego, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências (2013) da UNESP, Câmpus de Bauru, SP. Tem pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP de São Paulo (2017). Atualmente é Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Química Geral e Inorgânica e professor do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Unesp, Câmpus Araraquara, SP. É coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-Araraquara). 

Francisco Otávio Cintra Ferrarini, Instituto Federal de São Paulo - IFSP - Campus Matão

Licenciado em Química (2005); mestre em Química Inorgânica (2012); e, doutor (2020) pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Araraquara, SP. Atualmente é professor de ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo - IFSP - Campus Matão

Vagner Antonio Moralles, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Licenciado em Química (2014) e mestre em Química Inorgânica (2017) pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Araraquara, SP. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Unesp, Câmpus Araraquara, SP.

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Publicado

02.07.2021

Como Citar

Bego, A. M., Ferrarini, F. O. C., & Moralles, V. A. (2021). Ressignificação dos estágios curriculares supervisionados por meio da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas. Educação Química n unto e ista, 5(1), 5–28. https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2530