A mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo por meio da metodologia Dicumba
possíveis aproximações
Abstract
Os professores recém-formados apresentam certas incertezas ao iniciar a gênese da sua atividade docente em sala de aula, talvez porque o seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo não está bem desenvolvido. Assim, neste artigo, busca-se apresentar possíveis aproximações para compreender e fomentar a discussão sobre como a metodologia Dicumba potencializa a autonomia, a construção, a mobilização e o aprimoramento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo nos profissionais da educação. Assim, realizou-se uma pesquisa teórica em relação aos achados sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a metodologia Dicumba e, numa interpretação intra-transversal da questão, apontam-se possíveis desdobramentos para compreender que Dicumba apresenta elementos que tensionam, permeiam e conectam significativamente a expansão dos conhecimentos do conteúdo específico, do contexto e do pedagógico geral, permitindo a solidificação de ações à luz do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação Química en Punto de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).