A mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo por meio da metodologia Dicumba

possíveis aproximações

Autores

  • Eduardo Bello Dunker Universidade Federal do Paraná
  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

Os professores recém-formados apresentam certas incertezas ao iniciar a gênese da sua atividade docente em sala de aula, talvez porque o seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo não está bem desenvolvido. Assim, neste artigo, busca-se apresentar possíveis aproximações para compreender e fomentar a discussão sobre como a metodologia Dicumba potencializa a autonomia, a construção, a mobilização e o aprimoramento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo nos profissionais da educação. Assim, realizou-se uma pesquisa teórica em relação aos achados sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a metodologia Dicumba e, numa interpretação intra-transversal da questão, apontam-se possíveis desdobramentos para compreender que Dicumba apresenta elementos que tensionam, permeiam e conectam significativamente a expansão dos conhecimentos do conteúdo específico, do contexto e do pedagógico geral, permitindo a solidificação de ações à luz do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

Biografia do Autor

Eduardo Bello Dunker, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Química; Bolsista de Iniciação Científica.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação – TICEDU – pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2018) e em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Dom Alberto (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2012). Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015)

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

Dunker, E. B., & Bedin, E. (2021). A mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo por meio da metodologia Dicumba: possíveis aproximações . Educação Química n unto e ista, 5(2). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2914

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista