As contribuições da estratégia dos seis chapéus do pensamento no ensino de química: um relato de uma intervenção lúdico-pedagógica
Abstract
A criatividade é um tema que tem alavancado estudos em diferentes áreas, tem-se destacado como campo de investigação alicerçados na promoção da motivação e/ou protagonismo dos estudantes para necessidades educacionais requeridas pelo século XXI. Partindo desse ponto, essa pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da estratégia dos seis chapéus do pensamento por meio do desenvolvimento de uma oficina na turma de graduação em Licenciatura em Química, visou possibilitar contribuições importantes para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre a criatividade no contexto educacional. O relato do caso descreveu a experiência vivida, buscando contribuir para construção do conhecimento sobre o tema proposto. O lócus de pesquisa foi realizado com atividades de forma exclusivamente remota por meio da plataforma online “Google Meet”, com natureza de análise de dados qualitativa. Conclui-se que este trabalho apresenta um contraponto ao método tradicional de ensino utilizando-se de uma metodologia e/ou estratégia alternativa para o processo de ensino e aprendizagem, em especial para a transformação do ambiente educacional em espaço na qual almeja instigar a criatividade na resolução de problemas, com uma participação ativa dos participantes, gerando um diálogo motivacional e atrativo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação Química en Punto de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).