As contribuições da estratégia dos seis chapéus do pensamento no ensino de química: um relato de uma intervenção lúdico-pedagógica

Autores

  • Marly Stephany Magalhães Machado 1Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR/Brasil)
  • Lucas Muller Mestrando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR/Brasil)
  • Alessandra Ester de Souza Mestranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR/Brasil)
  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) http://orcid.org/0000-0002-5611-2437

Resumo

A criatividade é um tema que tem alavancado estudos em diferentes áreas, tem-se destacado como campo de investigação alicerçados na promoção da motivação e/ou protagonismo dos estudantes para necessidades educacionais requeridas pelo século XXI. Partindo desse ponto, essa pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da estratégia dos seis chapéus do pensamento por meio do desenvolvimento de uma oficina na turma de graduação em Licenciatura em Química, visou possibilitar contribuições importantes para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre a criatividade no contexto educacional. O relato do caso descreveu a experiência vivida, buscando contribuir para construção do conhecimento sobre o tema proposto. O lócus de pesquisa foi realizado com atividades de forma exclusivamente remota por meio da plataforma online “Google Meet”, com natureza de análise de dados qualitativa. Conclui-se que este trabalho apresenta um contraponto ao método tradicional de ensino utilizando-se de uma metodologia e/ou estratégia alternativa para o processo de ensino e aprendizagem, em especial para a transformação do ambiente educacional em espaço na qual almeja instigar a criatividade na resolução de problemas, com uma participação ativa dos participantes, gerando um diálogo motivacional e atrativo.

Biografia do Autor

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduada em Química Industrial pela universidade Federal da Paraíba e licenciada em Química pela mesma Universidade. Mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID fomentado pela CAPES e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). É doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Tem experiência no ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Problematização para o ensino de Ciências; Instrumentação para o Ensino da Química; História da Química; Desenvolvimento de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da Química; Inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o ensino de Ciências; Uso de m-learning para o ensino das Ciências; Formação de Professores de Ciências, entre outras.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

Magalhães Machado, M. S. ., Muller, L. ., de Souza, A. E. ., & Cleophas, M. das G. (2021). As contribuições da estratégia dos seis chapéus do pensamento no ensino de química: um relato de uma intervenção lúdico-pedagógica. Educação Química n unto e ista, 5(2). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3196

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula