Planejamento e condução de disciplina com atividades ambientalmente orientadas na formação de professores de Química
Abstract
A abordagem de problemáticas ambientais e a necessidade de se pensar sobre a construção de sociedades mais sustentáveis são questões atuais, que levam os professores formadores de diferentes áreas do conhecimento a refletirem sobre possibilidades de ensino e aprendizagem de conceitos considerando tais questões. Este artigo relata o planejamento e condução de uma disciplina com atividades ambientalmente orientadas envolvendo licenciandos em Química de uma universidade pública, com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento dessa prática na formação docente. A disciplina ocorreu em ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvendo tópicos do conhecimento químico nos quais um conjunto de atividades que estabeleciam relações entre questões ambientais e conceitos químicos foram conduzidas. Ao término da disciplina foi realizada uma avaliação diagnóstica. Os resultados sugerem que a proposta sensibilizou os estudantes na compreensão sobre o processo dinâmico das relações entre sociedade-natureza, o que pode auxiliá-los em futuras ações como professores de Química.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).