Planejamento e condução de disciplina com atividades ambientalmente orientadas na formação de professores de Química

Autores/as

  • Elaine Angelina Colagrande Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Prescila Aparecida de Oliveira Pereira Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

Resumen

A abordagem de problemáticas ambientais e a necessidade de se pensar sobre a construção de sociedades mais sustentáveis são questões atuais, que levam os professores formadores de diferentes áreas do conhecimento a refletirem sobre possibilidades de ensino e aprendizagem de conceitos considerando tais questões. Este artigo relata o planejamento e condução de uma disciplina com atividades ambientalmente orientadas envolvendo licenciandos em Química de uma universidade pública, com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento dessa prática na formação docente. A disciplina ocorreu em ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvendo tópicos do conhecimento químico nos quais um conjunto de atividades que estabeleciam relações entre questões ambientais e conceitos químicos foram conduzidas. Ao término da disciplina foi realizada uma avaliação diagnóstica. Os resultados sugerem que a proposta sensibilizou os estudantes na compreensão sobre o processo dinâmico das relações entre sociedade-natureza, o que pode auxiliá-los em futuras ações como professores de Química.

Biografía del autor/a

Elaine Angelina Colagrande, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Atuação profissional no Instituto de Química da UNIFAL, na área de ensino de química.

https://orcid.org/0000-0003-3307-3524

Prescila Aparecida de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG. Professora da educação básica - Secretaria de Estado da Educação - MG.

https://orcid.org/0000-0002-4363-3735

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Colagrande, E. A., & de Oliveira Pereira, P. A. (2023). Planejamento e condução de disciplina com atividades ambientalmente orientadas na formação de professores de Química. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3251