Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica

Autores

Resumo

O presente artigo discute a importância da Alfabetização Científica nas escolas, no ensino de ciências e mais precisamente, no ensino de Química. Neste sentido buscou-se investigar em uma instituição de ensino médio em Cocal-PI, o nível de Alfabetização Científica dos alunos na disciplina de Química, considerando as dimensões propostas por Bybee (1995). Para tanto foram confeccionadas atividades que privilegiavam todas as quatros dimensões e construída uma para cada série do ensino médio, considerando seus conteúdos. Obteve-se como resultado da pesquisa que os estudantes se encontram com mais familiaridade no segundo nível, o funcional, pois eles conseguem distinguir termos científicos da Química que é primeiro nível, o nominal, mas também estabelecem os conceitos sobre estes termos científicos embora que não o consiga conceituar de forma mais autônoma e isso pode refletir uma busca de mudança sobre o processo de ensino e aprendizagem desta ciência considerando a abordagem da Alfabetização Científica.

Biografia do Autor

Carlos Carlos Francisco Santos Aguiar, Professor de Química da Rede Estadual de Ensino do estado do Ceará - SEDUC/CE

Professor de Química da Rede Estadual de Ensino do estado do Ceará - SEDUC/CE Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piuaí - (IFPI) campus Cocal 

Josemi Medeiros da Cunha , Instituto Federal da Paraíba campus Itabaiana

Professor EBTT de sociologia do Instituto Federal da Paraíba campus Itabaiana. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

Downloads

Publicado

27.12.2022

Como Citar

Aguiar, C. C. F. . S. ., Cunha , J. M. da ., & Lorenzetti, L. (2022). Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica. Educação Química n unto e ista, 6. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3443

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista