Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica
Resumen
O presente artigo discute a importância da Alfabetização Científica nas escolas, no ensino de ciências e mais precisamente, no ensino de Química. Neste sentido buscou-se investigar em uma instituição de ensino médio em Cocal-PI, o nível de Alfabetização Científica dos alunos na disciplina de Química, considerando as dimensões propostas por Bybee (1995). Para tanto foram confeccionadas atividades que privilegiavam todas as quatros dimensões e construída uma para cada série do ensino médio, considerando seus conteúdos. Obteve-se como resultado da pesquisa que os estudantes se encontram com mais familiaridade no segundo nível, o funcional, pois eles conseguem distinguir termos científicos da Química que é primeiro nível, o nominal, mas também estabelecem os conceitos sobre estes termos científicos embora que não o consiga conceituar de forma mais autônoma e isso pode refletir uma busca de mudança sobre o processo de ensino e aprendizagem desta ciência considerando a abordagem da Alfabetização Científica.
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