A abordagem HFC por meio de estudos de casos históricos: Propostas didáticas para o Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.906Abstract
A História e a Filosofia da Ciência oferecem oportunidades para os alunos realizarem estudos de caso, por meio do exame de eventos históricos relevantes ou explorando algo da história pessoal dos cientistas ou de suas descobertas. Por meio da História da Ciência, os professores podem promover debates com os alunos sobre a Natureza da Ciência (NdC), entrelaçando as discussões com os conteúdos propriamente científicos. No entanto, o desafio que se apresenta aos professores é como abordá-los de modo que sejam atraentes aos alunos. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objeto realizar um levantamento de artigos que apresentassem propostas didáticas que abordassem a História da Ciência no Ensino de Química. Foram consultados dez periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências. A variedade de propostas didáticas permite concluir que o cenário nacional mostra-se bastante promissor em relação à abordagem HFC no Ensino de Química, revelando como o tema pode ser inserido em sala de aula.References
ABD-EL-KHALICK, Fouad. Teaching with and about nature of science, and science teacher knowledge domains. Science & Education, v. 22, p. 2087-2107, 2013.
BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; TRINDADE, Lais dos Santos Pinto. História da Ciência para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
CAPPS, Daniel K.; CRAWFORD, Barbara A. Inquiry-based instruction and teaching about nature of science: are they happening? Journal of Science Teacher Education, v. 24, n. 3, p. 497-526, 2013.
FORATO, Thaís Cyrino de Mello; MARTINS, Roberto de Andrade; PIETROCOLA, Maurício. History and nature of science in high school: building up parameters to guide educational materials. Science and Education, v. 21, n. 5, p. 657-682, 2012.
______; PIETROCOLA, Maurício; MARTINS, Roberto de Andrade. Historiografia e natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011.
HÖTTECKE, Dietmar; HENKE, Andreas; RIESS, Falk. Implementing history and philosophy in Science teaching: strategies, methods, results and experiences from the European HIPST Project. Science and Education, v. 21, n. 9, p. 1.233-1.261, 2012.
LEDERMAN, Norman. G. Research on nature of science: Reflections on the past, anticipations of the future. Asia-Pacific Forum on Science Learning and Teaching, v. 7, n. 1, 2006.
MOURA, Breno Arsioli. Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência. 2012. 309 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de BioCiências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
RUDGE, David Wÿss. et al. Changes observed in views of nature of science during a historically based unity. Science and Education, v. 23, p. 1.879-1.909, 2014.
TOLVANEN, Simo. et al. How to use historical approach to teach nature of Science in chemistry education? Science and Education, v. 23, p. 1.605-1.636, 2014.
VITAL, Abigail; GUERRA, Andreia. A natureza da Ciência no ensino de Física: estratégias didáticas elaboradas por professores egressos do mestrado profissional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 31, n. 2, p. 225-257, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).