A abordagem HFC por meio de estudos de casos históricos: Propostas didáticas para o Ensino de Química

Autores/as

  • Flavio Tajima Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • Joanez Aparecida Aires Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.906

Resumen

A História e a Filosofia da Ciência oferecem oportunidades para os alunos realizarem estudos de caso, por meio do exame de eventos históricos relevantes ou explorando algo da história pessoal dos cientistas ou de suas descobertas. Por meio da História da Ciência, os professores podem promover debates com os alunos sobre a Natureza da Ciência (NdC), entrelaçando as discussões com os conteúdos propriamente científicos. No entanto, o desafio que se apresenta aos professores é como abordá-los de modo que sejam atraentes aos alunos. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objeto realizar um levantamento de artigos que apresentassem propostas didáticas que abordassem a História da Ciência no Ensino de Química. Foram consultados dez periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências. A variedade de propostas didáticas permite concluir que o cenário nacional mostra-se bastante promissor em relação à abordagem HFC no Ensino de Química, revelando como o tema pode ser inserido em sala de aula.

Biografía del autor/a

Flavio Tajima Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (2012). Mestre em Ensino de Ciências pela mesma universidade (2016).

Joanez Aparecida Aires, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Química (1986), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), área de concentração em Educação e Ciência, Doutora em Educação Científica e Tecnológica (2006) também pela UFSC. Professora Adjunta no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná, atuando na docência e junto ao grupo de pesquisa em Educação Química da UFPR (EDUQUIM).

Citas

ABD-EL-KHALICK, Fouad. Teaching with and about nature of science, and science teacher knowledge domains. Science & Education, v. 22, p. 2087-2107, 2013.

BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; TRINDADE, Lais dos Santos Pinto. História da Ciência para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

CAPPS, Daniel K.; CRAWFORD, Barbara A. Inquiry-based instruction and teaching about nature of science: are they happening? Journal of Science Teacher Education, v. 24, n. 3, p. 497-526, 2013.

FORATO, Thaís Cyrino de Mello; MARTINS, Roberto de Andrade; PIETROCOLA, Maurício. History and nature of science in high school: building up parameters to guide educational materials. Science and Education, v. 21, n. 5, p. 657-682, 2012.

______; PIETROCOLA, Maurício; MARTINS, Roberto de Andrade. Historiografia e natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011.

HÖTTECKE, Dietmar; HENKE, Andreas; RIESS, Falk. Implementing history and philosophy in Science teaching: strategies, methods, results and experiences from the European HIPST Project. Science and Education, v. 21, n. 9, p. 1.233-1.261, 2012.

LEDERMAN, Norman. G. Research on nature of science: Reflections on the past, anticipations of the future. Asia-Pacific Forum on Science Learning and Teaching, v. 7, n. 1, 2006.

MOURA, Breno Arsioli. Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência. 2012. 309 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de BioCiências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

RUDGE, David Wÿss. et al. Changes observed in views of nature of science during a historically based unity. Science and Education, v. 23, p. 1.879-1.909, 2014.

TOLVANEN, Simo. et al. How to use historical approach to teach nature of Science in chemistry education? Science and Education, v. 23, p. 1.605-1.636, 2014.

VITAL, Abigail; GUERRA, Andreia. A natureza da Ciência no ensino de Física: estratégias didáticas elaboradas por professores egressos do mestrado profissional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 31, n. 2, p. 225-257, 2014.

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

Barbosa, F. T., & Aires, J. A. (2017). A abordagem HFC por meio de estudos de casos históricos: Propostas didáticas para o Ensino de Química. Educação Química En Punto De Vista, 1(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.906

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista