A leitura de textos de divulgação científica no estágio de docência em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2366

Resumo

O presente artigo propõe estabelecer compreensões acerca da leitura de Textos de Divulgação Científica em práticas de Estágio de Docência de um Curso de Química Licenciatura. Buscamos compreender se a trajetória de participação no grupo de Leitura Interativa de TDC tem motivado aos licenciandos a tal prática em seus planejamentos didáticos. Os dados foram obtidos mediante a análise dos relatórios de estágios dos licenciandos que participam de tal grupo. A metodologia de análise teve como princípio a Análise Textual Discursiva. Do processo analítico emergiram 14 categorias iniciais, 4 intermediárias e uma final: TDC como escolha pedagógica do professor afim de promover o ensino e estimular a participação efetiva do estudante. Os resultados permitem afirmar que a vivência formativa contribui na escolha pedagógica dos licenciandos os quais fizeram uso da leitura de TDC tendo em vista qualificar as relações conceituais, potencializar as interações e com isso, qualificar o processo de ensino.

Biografia do Autor

Camila Carolina Colpo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS (UFFS/Brasil), Bolsista CAPES/DS.

Caroline Freitas dos Santos Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licencianda do Curso de Química Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS (UFFS/Brasil), Bolsista FAPERGS

Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências pela Unijuí-RS. Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), (UFFS/Brasil).

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Publicado

02.07.2021

Como Citar

Colpo, C. C., Oliveira, C. F. dos S., & Wenzel, J. S. (2021). A leitura de textos de divulgação científica no estágio de docência em Química. Educação Química n unto e ista, 5(1), 202–221. https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2366