Um Levantamento Bibliográfico sobre os Conceitos e Estratégias Promotoras de Pensamento Crítico no Ensino de Ciências
Resumen
Atualmente, o mundo está passando por rápidas transformações como os avanços tecnológicos e a globalização, na qual o cidadão lida com um número maior de informações que necessitam serem compreendidas para que possam enfrentar quaisquer situações. Diante disto, com o propósito de investigar os conceitos de Pensamento Crítico nos repositórios e anais dos principais eventos nacionais e internacionais no que se refere as práticas didático-pedagógicas e a formação docente através de referenciais específicos de origem portuguesa. Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que pautou-se numa análise documental com 15 pesquisas acadêmicas disponíveis em sites de buscas, como: Google Acadêmico; Periódicos Capes e SciELO. Portanto, foi possível identificar muitos conceitos sobre o Pensamento Crítico e a maioria fundamentados com referenciais teóricos europeus, principalmente portugueses, relacionados aos autores Tenreiro-Vieira e Vieira. Enfim, os professores devem buscar novas estratégias de ensino voltadas ao Pensamento Crítico, que contribuam para ampliar qualidade do Ensino de Ciências e garantir uma melhor formação de cidadãos críticos, reflexivos e participativos na resolução de problemas e na tomada de decisões na sociedade em que vive.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).