Um Levantamento Bibliográfico sobre os Conceitos e Estratégias Promotoras de Pensamento Crítico no Ensino de Ciências

Autores

Resumo

Atualmente, o mundo está passando por rápidas transformações como os avanços tecnológicos e a globalização, na qual o cidadão lida com um número maior de informações que necessitam serem compreendidas para que possam enfrentar quaisquer situações. Diante disto, com o propósito de investigar os conceitos de Pensamento Crítico nos repositórios e anais dos principais eventos nacionais e internacionais no que se refere as práticas didático-pedagógicas e a formação docente através de referenciais específicos de origem portuguesa. Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que pautou-se numa análise documental com 15 pesquisas acadêmicas disponíveis em sites de buscas, como: Google Acadêmico; Periódicos Capes e SciELO. Portanto, foi possível identificar muitos conceitos sobre o Pensamento Crítico e a maioria fundamentados com referenciais teóricos europeus, principalmente portugueses, relacionados aos autores Tenreiro-Vieira e Vieira. Enfim, os professores devem buscar novas estratégias de ensino voltadas ao Pensamento Crítico, que contribuam para ampliar qualidade do Ensino de Ciências e garantir uma melhor formação de cidadãos críticos, reflexivos e participativos na resolução de problemas e na tomada de decisões na sociedade em que vive.

Biografia do Autor

Diego Marlon Santos, UEM

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (2018), Mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (2016), Especialista em Informática Instrumental Aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018), Especialista em Gestão Ambiental em Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), Especialista em Docência do Ensino Superior: métodos e práticas educativas pela Universidade Paranaense (2007), Especialista em Meio Ambiente com ênfase em Química Ambiental pela Universidade Paranaense (2007), Graduação em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Paranaense (2005). Professor PDE do Programa de Desenvolvimento Educacional pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (2020). Atualmente leciona no Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro - EFMP, ministrando aulas na Educação Profissional, no curso Técnico em Química modalidade integrado e subsequente. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Formação de Professores, Ensino de Química, Educação Profissional, Informática Aplicada a Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

Santos, D. M. . (2021). Um Levantamento Bibliográfico sobre os Conceitos e Estratégias Promotoras de Pensamento Crítico no Ensino de Ciências. Educação Química n unto e ista, 5(2). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2742

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista