Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e o autoconceito: um estudo de caso envolvendo um professor de Química

Autores/as

  • Igor Vinicius de França Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carmen Fernandez Universidade de São Paulo
  • Keysy Solange Costa Nogueira Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa do tipo estudo de caso que investigou a possível influencia mútua entre o autoconceito e o conhecimento docente de um professor de Química que lecionana na Educação Básica. Os dados coletados envolveram entrevistas semiestruturadas, diários de campo, materiais do docente, como planos quinzenais, avaliações, entre outros. As Categorias que mais coocorrentes foram de Conhecimento Pedagógico Geral com Autoconceito Comportamental. Dessa forma, Infere-se que a forma com que essa professora interage no seu espaço profissional influencia de forma significativa a sua prática docente. Além disso, o autoconceito Cognitivo sobre um determinado conteúdo de Química (Conhecimento do Tema) influencia fortemente o proceso de integração dos componentes do PCK e, consequentemente, a forma como a participante desta pesquisa leciona suas aulas de Química. Destaca-se a importância de pesquisas sobre esse tema, pois esas são importantes para a predição da eficiência e satisfação que docentes têm sobre seus processos de ensinar. Acredita-se que o maior entendimento sobre as relações entre conhecimento docente e autoconceito também auxiliariá no desenvolvimento de propostas de formação voltadas para o desenvolvimneto profissional de professores.

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

França, I. V. de, Fernandez, C., & Nogueira, K. S. C. . (2023). Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e o autoconceito: um estudo de caso envolvendo um professor de Química. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3225