Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e o autoconceito: um estudo de caso envolvendo um professor de Química
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa do tipo estudo de caso que investigou a possível influencia mútua entre o autoconceito e o conhecimento docente de um professor de Química que lecionana na Educação Básica. Os dados coletados envolveram entrevistas semiestruturadas, diários de campo, materiais do docente, como planos quinzenais, avaliações, entre outros. As Categorias que mais coocorrentes foram de Conhecimento Pedagógico Geral com Autoconceito Comportamental. Dessa forma, Infere-se que a forma com que essa professora interage no seu espaço profissional influencia de forma significativa a sua prática docente. Além disso, o autoconceito Cognitivo sobre um determinado conteúdo de Química (Conhecimento do Tema) influencia fortemente o proceso de integração dos componentes do PCK e, consequentemente, a forma como a participante desta pesquisa leciona suas aulas de Química. Destaca-se a importância de pesquisas sobre esse tema, pois esas são importantes para a predição da eficiência e satisfação que docentes têm sobre seus processos de ensinar. Acredita-se que o maior entendimento sobre as relações entre conhecimento docente e autoconceito também auxiliariá no desenvolvimento de propostas de formação voltadas para o desenvolvimneto profissional de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).