Disciplinas experimentais de um curso de Química no ensino remoto: motivações e percepções discentes

Autores/as

  • Lucas Forlin Pereira Universidade Estadual de Maringá
  • Daiara Calvo Blasques Universidade Estadual de Maringá
  • Vanessa Carolina Volpato Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Pimentel da Silveira Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Neste artigo apresentamos as decisões tomadas no curso de Química de uma universidade pública paranaense, referente à realização de disciplinas experimentais, de modo a amenizar os impactos do cenário pandêmico na formação discente. O objetivo foi investigar a concepção dos alunos que optaram por realizar ou não essas disciplinas remotamente, entender quais foram suas motivações e como concebem sua aprendizagem após a realização. Para tanto, foi enviado um questionário on-line aos discentes do curso, e suas respostas foram analisadas mediante a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos que optaram por cursar as disciplinas almejavam não atrasar a grade curricular, enquanto aqueles que não as cursaram justificaram com o fato de que a vivência prática é indispensável para essa formação. Por fim, no que tange à aprendizagem, alguns acreditaram que não houve diferença, enquanto outros disseram que esta foi afetada, especialmente a aprendizagem procedimental.

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Forlin Pereira, L., Calvo Blasques, D., Carolina Volpato, V., & Pimentel da Silveira, M. (2023). Disciplinas experimentais de um curso de Química no ensino remoto: motivações e percepções discentes. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3234