Disciplinas experimentais de um curso de Química no ensino remoto: motivações e percepções discentes
Resumo
Neste artigo apresentamos as decisões tomadas no curso de Química de uma universidade pública paranaense, referente à realização de disciplinas experimentais, de modo a amenizar os impactos do cenário pandêmico na formação discente. O objetivo foi investigar a concepção dos alunos que optaram por realizar ou não essas disciplinas remotamente, entender quais foram suas motivações e como concebem sua aprendizagem após a realização. Para tanto, foi enviado um questionário on-line aos discentes do curso, e suas respostas foram analisadas mediante a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos que optaram por cursar as disciplinas almejavam não atrasar a grade curricular, enquanto aqueles que não as cursaram justificaram com o fato de que a vivência prática é indispensável para essa formação. Por fim, no que tange à aprendizagem, alguns acreditaram que não houve diferença, enquanto outros disseram que esta foi afetada, especialmente a aprendizagem procedimental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).