Contribuições de Paulo Freire para a temática Educação de Jovens e Adultos nos ENEQs: 2010–2018

Autores/as

  • Camila Oliveira Cordeiro da Silva Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
  • Thiago Antunes-Souza Unifesp

Resumen

O presente artigo objetiva analisar o que tem sido estudado sobre Paulo Freire em trabalhos relacionado à temática de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas pesquisas da área de Educação Química apresentadas nos últimos 5 ENEQs (2010-2018). Para isso, baseados na pesquisa qualitativa de caráter documental, buscamos no site dos eventos científicos trabalhos relacionados à temática EJA que traziam em suas referências obras de Paulo Freire. As análises foram construídas a partir da investigação de conteúdo pelos seguintes eixos: i) trabalhos relacionados às práticas de ensino e de aprendizagem e ii) trabalhos relacionados à formação ou atuação do professor que trabalha no EJA. Os resultados mostram a atualidade do Paulo Freire para a temática de EJA e sua importância para a educação brasileira, a fundamentação para as pesquisas e a prática sobre a EJA

Biografía del autor/a

Camila Oliveira Cordeiro da Silva, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Professora de Química da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SE/SP, Brasil). ORCID 0000-0002-4619-9161

Thiago Antunes-Souza, Unifesp

Doutor em Educação e Licenciado em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, Brasil)

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Oliveira Cordeiro da Silva, C., & Antunes-Souza, T. (2023). Contribuições de Paulo Freire para a temática Educação de Jovens e Adultos nos ENEQs: 2010–2018. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3239