Contribuições de Paulo Freire para a temática Educação de Jovens e Adultos nos ENEQs: 2010–2018

Autores

  • Camila Oliveira Cordeiro da Silva Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
  • Thiago Antunes-Souza Unifesp

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o que tem sido estudado sobre Paulo Freire em trabalhos relacionado à temática de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas pesquisas da área de Educação Química apresentadas nos últimos 5 ENEQs (2010-2018). Para isso, baseados na pesquisa qualitativa de caráter documental, buscamos no site dos eventos científicos trabalhos relacionados à temática EJA que traziam em suas referências obras de Paulo Freire. As análises foram construídas a partir da investigação de conteúdo pelos seguintes eixos: i) trabalhos relacionados às práticas de ensino e de aprendizagem e ii) trabalhos relacionados à formação ou atuação do professor que trabalha no EJA. Os resultados mostram a atualidade do Paulo Freire para a temática de EJA e sua importância para a educação brasileira, a fundamentação para as pesquisas e a prática sobre a EJA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Oliveira Cordeiro da Silva, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Professora de Química da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SE/SP, Brasil). ORCID 0000-0002-4619-9161

Thiago Antunes-Souza, Unifesp

Doutor em Educação e Licenciado em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, Brasil)

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Oliveira Cordeiro da Silva, C., & Antunes-Souza, T. (2023). Contribuições de Paulo Freire para a temática Educação de Jovens e Adultos nos ENEQs: 2010–2018. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3239