Sequência didática baseada em elementos da história e filosofia da ciência para o ensino de fissão nuclear

Autores/as

  • Michael Jonh dos Santos Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Lucas dos Santos Fernandes Universidade Federal do Vale do São Francisco

Resumen

A utilização da História e Filosofia da Ciência no ensino de Química, vinculada a estratégias didáticas adequadas, tem alcançado bons resultados em relação à construção de conceitos científicos e sobre a natureza da Ciência por parte de estudantes. A história da fissão nuclear revela um percurso de questionamentos e contribuições de vários homens e mulheres, ao longo da primeira metade do século XX. O objetivo deste estudo consiste em desenvolver uma abordagem histórica para o ensino da fissão nuclear a partir de uma sequência didática. O presente trabalho pode ser categorizado como uma pesquisa de desenvolvimento, na qual foi produzido o protótipo de uma sequência didática para o ensino da fissão nuclear e demais conceitos científicos relacionados. A implementação da sequência didática desenvolvida no contexto escolar poderá contribuir para a alfabetização científica e tecnológica dos estudantes.

Biografía del autor/a

Michael Jonh dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Licenciando em Ciências da Natureza

Publicado

2022-12-27

Cómo citar

Jonh dos Santos Ribeiro, M., & dos Santos Fernandes, L. (2022). Sequência didática baseada em elementos da história e filosofia da ciência para o ensino de fissão nuclear. Educação Química n unto e ista, 6. ecuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3769

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista