Usando a química para lavar dinheiro: proposta de atividade experimental investigativa

Autores/as

Resumen

A experimentação investigativa, no ensino de ciência, pode auxiliar no ensino, provocar a curiosidade e despertar o interesse. O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como objetivo propor uma atividade experimental investigativa para o Ensino Médio e em consequência, tentar auxiliar as aulas de Química nas atividades remotas. Notou-se a dificuldade dos professores em propor atividades experimentais para as aulas de Química durante o ensino remoto. Com isso, realizou-se o planejamento de uma atividade prática, denominado “Lavando Dinheiro”, que foi aplicada e avaliado com alunos do Ensino Médio. A atividade experimental foi bem avaliada pelos alunos, conseguindo despertar a motivação e o interesse. A atividade se mostrou viável em ser utilizada em aulas remotas, mostrando que as atividades práticas podem ser utilizadas durante essa modalidade de ensino. O experimento também foi validado como uma atividade experimental investigativa, se mostrando uma alternativa para as aulas de Química.

Biografía del autor/a

Jedson Tiago Soares, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Luziânia. 

Diego Arantes Teixeira Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Departamento de Áreas Acadêmicas. 

Área: Química

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela Universidade de Brasília.  

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Soares, J. T., & Pires, D. A. T. (2023). Usando a química para lavar dinheiro: proposta de atividade experimental investigativa. Educação Química n unto e ista, 7. ecuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4272

Número

Sección

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula