Usando a química para lavar dinheiro: proposta de atividade experimental investigativa

Autores

Resumo

A experimentação investigativa, no ensino de ciência, pode auxiliar no ensino, provocar a curiosidade e despertar o interesse. O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como objetivo propor uma atividade experimental investigativa para o Ensino Médio e em consequência, tentar auxiliar as aulas de Química nas atividades remotas. Notou-se a dificuldade dos professores em propor atividades experimentais para as aulas de Química durante o ensino remoto. Com isso, realizou-se o planejamento de uma atividade prática, denominado “Lavando Dinheiro”, que foi aplicada e avaliado com alunos do Ensino Médio. A atividade experimental foi bem avaliada pelos alunos, conseguindo despertar a motivação e o interesse. A atividade se mostrou viável em ser utilizada em aulas remotas, mostrando que as atividades práticas podem ser utilizadas durante essa modalidade de ensino. O experimento também foi validado como uma atividade experimental investigativa, se mostrando uma alternativa para as aulas de Química.

Biografia do Autor

Jedson Tiago Soares, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Luziânia. 

Diego Arantes Teixeira Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Departamento de Áreas Acadêmicas. 

Área: Química

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela Universidade de Brasília.  

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Publicado

31.12.2023

Como Citar

Soares, J. T., & Pires, D. A. T. (2023). Usando a química para lavar dinheiro: proposta de atividade experimental investigativa. Educação Química En Punto De Vista, 7. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4272

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula