Química na educação básica: proposta de ensino de polímeros na educação de jovens e adultos
Resumen
Neste artigo apresentamos os resultados de um trabalho realizado com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do interior do Paraná, tendo polímeros como tema e conteúdo de estudo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa com uma turma de 10 alunos com faixa etária entre 18 e 60 anos. Tendo como base os fundamentos teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, elaboramos um Plano de Unidade contemplando os momentos pedagógicos propostos por essa teoria. De posse dos dados e após a sua análise, foi possível observar que o trabalho contribuiu para uma articulação problematizadora entre as experiências dos estudantes e o conhecimento científico abordado. Trata-se de um trabalho que apresenta atividades simples que podem ser utilizadas pelos professores como uma alternativa para o ensino de Química, especificamente com o conteúdo de polímeros, tanto na EJA quanto no ensino médio regular e demais modalidades de ensino.
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Derechos de autor 2025 Educação Química en Punto de Vista

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