Química na educação básica: proposta de ensino de polímeros na educação de jovens e adultos

Autores

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de um trabalho realizado com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do interior do Paraná, tendo polímeros como tema e conteúdo de estudo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa com uma turma de 10 alunos com faixa etária entre 18 e 60 anos. Tendo como base os fundamentos teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, elaboramos um Plano de Unidade contemplando os momentos pedagógicos propostos por essa teoria. De posse dos dados e após a sua análise, foi possível observar que o trabalho contribuiu para uma articulação problematizadora entre as experiências dos estudantes e o conhecimento científico abordado. Trata-se de um trabalho que apresenta atividades simples que podem ser utilizadas pelos professores como uma alternativa para o ensino de Química, especificamente com o conteúdo de polímeros, tanto na EJA quanto no ensino médio regular e demais modalidades de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Adriely Galvão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na UTFPR-CM.

Natalia Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Campo Mourão. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da UTFPR. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do grupo de estudos “Formação Docente e Práticas Pedagógicas” da UTFPR.

Estela dos Reis Crespan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Campo Mourão. Docente do Departamento de Química, vinculada ao curso de Licenciatura em Química. Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do grupo de pesquisa “Grupo de pesquisa em Bioinorgânica, síntese e análise de compostos de coordenação".

Downloads

Publicado

01.11.2025

Como Citar

Galvão, M. A., Neves Macedo Deimling, N., Ledo Marciniuk, L., & dos Reis Crespan, E. (2025). Química na educação básica: proposta de ensino de polímeros na educação de jovens e adultos. Educação Química En Punto De Vista, 9, 232–247. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4496

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula