Integrando a cultura chinesa no ensino de química: uma sequência didática para o teste de chama

Autores/as

Resumen

O presente artigo discute a possibilidade da integração da cultura chinesa no ensino de química, buscando enriquecer a experiência educacional dos alunos. A partir de uma análise da filosofia chinesa do Yin e Yang e dos cinco elementos, e dos aspectos gerais sobre decolonialidade, foi desenvolvida uma sequência didática para ensinar conceitos de estrutura atômica com teste de chamas. Essa abordagem inovadora contribui para a compreensão e o engajamento dos alunos, como forma de promover uma visão mais ampla da Ciência e sua relação com outras culturas, além das europeias. Essa integração enriquece o ensino de química e contribui para uma educação mais inclusiva e intercultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Cardoso Messeder, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).  É professor Associado III do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto aos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado Profissional e Acadêmico em Ensino de Ciências. A sua produção acadêmica se concentra principalmente em temas sobre Ensino de Química/Ciências, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tendo enfoques em: CTS, Práticas de Ensino, Produção de Materiais Educativos e Relações entre Ensino, Aprendizagem e Pesquisa.

Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Lima de Carvalho, A., & Messeder, J. C. (2025). Integrando a cultura chinesa no ensino de química: uma sequência didática para o teste de chama . Educação Química En Punto De Vista, 9, 263–278. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/5183