Estudo da potencialidade de um espaço não formal na perspectiva de licenciandos em Química

Autores

  • Tiago Cordeiro dos Reis Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Rayssa de Moura Vieira dos Anjos Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Matheus Henrique Ramos de Lima Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Camila Silveira Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1760

Resumo

A presente investigação, de caráter qualitativo, procura compreender a potencialidade do Caminho do Vinho, localizado em São José dos Pinhais/PR, como espaço não formal para o ensino de Química, na perspectiva de licenciandos de Química que visitaram o local em 2018. Primeiramente, foram selecionados discentes com perfis predominantemente de licenciandos para a fase posterior da pesquisa, um Grupo Focal. Do Grupo, obteve-se um corpus (a transcrição de áudios), analisado segundo as técnicas da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES, 2003). Identificou-se oito categorias, descritas em um metatexto intitulado “As possíveis relações entre o Caminho do vinho e a Educação em Química”. Decorre da análise que o Caminho abarca temáticas educativas, tais como: saberes populares, produção de vinho e interdisciplinaridade. Ademais, por permitir a troca de conhecimentos científicos e culturais entre os licenciandos e os produtores de vinho, o Caminho configura-se como espaço não formal em potencial.

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Publicado

17.03.2020

Como Citar

Cordeiro dos Reis, T., de Moura Vieira dos Anjos, R., Ramos de Lima, M. H., & Silveira, C. (2020). Estudo da potencialidade de um espaço não formal na perspectiva de licenciandos em Química. Educação Química En Punto De Vista, 3(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1760

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista