Entre la experiencia y la escritura etnográfica
DOS LIBROS EN COAUTORÍA CON NIÑXS
Palavras-chave:
Escrita etnográfica, Coautoria, Experiência etnográfica, co-pesquisadores infantisResumo
Este artigo apresenta dois textos - um deles completo - em coautoria com crianças, elaborados e editados em 2004 e 2005, respectivamente. Ambos apresentam resultados parciais de um trabalho de campo etnográfico realizado pela autora com crianças em Villa La Florida, Quilmes, Argentina. Os textos colocam os leitores em um tempo e espaço vividos e compartilhados como parte de uma experiência comunicativa entrelaçada com versões narrativas e organizadas de trabalho de campo. Em 2004, o trabalho de campo teve como objetivo estudar o que o adulto pensava sobre os vizinhos, a escola e a história recente dessa localidade. Enquanto em 2005, procuramos comprehender o que as crianças pensavam sobre pais, famílias, empregos, bairros e escolas naquela localidade. A intenção aqui é mostrar que o conteúdo, a forma e o gênero desses textos comunicam significativamente a experiência local abrangendo diversos domínios e áreas de adultos e crianças. Também busca confirmar a agência de crianças em sua capacidade de produção simbólica e na constituição organizada de suas representações e crenças. E fortalece a ideia de que essa elaboração de sentidos faz parte de um sistema simbólico compartilhado com adultos.
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