Entre la experiencia y la escritura etnográfica

DOS LIBROS EN COAUTORÍA CON NIÑXS

Autores

  • Diana Judit Milstein CIS-CONICET/IDES

Palavras-chave:

Escrita etnográfica, Coautoria, Experiência etnográfica, co-pesquisadores infantis

Resumo

Este artigo apresenta dois textos - um deles completo - em coautoria com crianças, elaborados e editados em 2004 e 2005, respectivamente. Ambos apresentam resultados parciais de um trabalho de campo etnográfico realizado pela autora com crianças em Villa La Florida, Quilmes, Argentina. Os textos colocam os leitores em um tempo e espaço vividos e compartilhados como parte de uma experiência comunicativa entrelaçada com versões narrativas e organizadas de trabalho de campo. Em 2004, o trabalho de campo teve como objetivo estudar o que o adulto pensava sobre os vizinhos, a escola e a história recente dessa localidade. Enquanto em 2005, procuramos comprehender o que as crianças pensavam sobre pais, famílias, empregos, bairros e escolas naquela localidade. A intenção aqui é mostrar que o conteúdo, a forma e o gênero desses textos comunicam significativamente a experiência local abrangendo diversos domínios e áreas de adultos e crianças. Também busca confirmar a agência de crianças em sua capacidade de produção simbólica e na constituição organizada de suas representações e crenças. E fortalece a ideia de que essa elaboração de sentidos faz parte de um sistema simbólico compartilhado com adultos.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

Milstein, D. J. (2022). Entre la experiencia y la escritura etnográfica: DOS LIBROS EN COAUTORÍA CON NIÑXS . Frontería - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Literatura Comparada, 3(1), 117–138. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/3533

Edição

Seção

Escritas fronteiriças: conexões culturais às margens da literatura