Campo artístico-literário nos anos finais do ensino fundamental:

desafios no âmbito dos materiais didáticos apresentados ao professor

Autores

Palavras-chave:

Ensino de literatura, materiais didáticos, BNCC

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre como tem sido feita a apropriação dos materiais didáticos, a partir da articulação com o currículo oficial e a BNCC. Para isso, analisa-se uma situação de aprendizagem do caderno intitulado Currículo em Ação, produzido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos do currículo oficial do estado e na perspectiva de literatura de Cândido (2004), por meio do que é assumido no currículo oficial, na qual é tida como sonho acordado das civilizações, verificam-se as contradições curriculares de uma mesma instituição. Por fim, espera-se contribuir com as discussões sobre educação básica no que tange à apropriação da BNCC pelas redes de ensino.

Biografia do Autor

Marcos, SEDUC-SP

Possui pós-doutorado na área de História Literária e Literatura Portuguesa (2022) pela UNESP. Doutorado em Letras (2021), integralizando parte dos créditos na USP, mestrado em Letras (2015) e graduação em Letras (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (2023) pela UNYLEYA. Pesquisador membro da ABRALIC-Associação Brasileira de Literatura Comparada entre 2021 e 2022. Desde 2019 participa das interações do projeto Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para Todos na UNESP de Assis e na UENP de Jacarezinho. É professor de Língua Portuguesa na educação básica do Estado de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária; literatura brasileira; linguística aplicada; ensino de línguas; língua portuguesa.

Referências

ACOSTA, Javier Marrero. O currículo interpretado: o que as escolas, os professores e as professoras ensinam? In: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 188-208.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Revista do Departamento de Teoria Literária: Remate de Males, Campinas, 1999 n. esp. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992/3701. Acesso em 25 abr. 2023.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4.ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004. p. 169-191.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 10 out. 2019.

SÃO PAULO. Estado. Currículo Paulista Caderno do Estudante 9º ano Ensino

Fundamental Anos Finais – Volume 2 Língua Portuguesa. São Paulo: SEDUC, 2021a.

SÃO PAULO. Estado. Língua Portuguesa Área de Linguagens 9º ano Caderno do Professor. São Paulo: SEDUC, 2021b.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

Polizeli, R., & Rodrigues, M. A. (2024). Campo artístico-literário nos anos finais do ensino fundamental: : desafios no âmbito dos materiais didáticos apresentados ao professor. Frontería - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Literatura Comparada, 4(2). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4604

Edição

Seção

Dossiê literatura e ensino