Campo artístico-literário nos anos finais do ensino fundamental:
desafios no âmbito dos materiais didáticos apresentados ao professor
Keywords:
Literature teaching, teaching materials, BNCCAbstract
This work aims to reflect on how the appropriation of teaching materials has been carried out, based on articulation with the official curriculum and the Common National Curriculum Base. Thereunto, a learning situation from the notebook entitled Currículo em Ação, produced by the Department of Education of the State of São Paulo, is analyzed. Anchored in the theoretical-methodological assumptions of the official state curriculum and in the perspective of literature by Cândido (2004), through what is assumed in the official curriculum, in which it is seen as a waking dream of civilizations, the curricular contradictions of the same institution can be seen. Finally, it is expected to contribute to discussions on basic education regarding the appropriation of the BNCC by education departments.
References
ACOSTA, Javier Marrero. O currículo interpretado: o que as escolas, os professores e as professoras ensinam? In: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 188-208.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Revista do Departamento de Teoria Literária: Remate de Males, Campinas, 1999 n. esp. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992/3701. Acesso em 25 abr. 2023.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4.ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004. p. 169-191.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 10 out. 2019.
SÃO PAULO. Estado. Currículo Paulista Caderno do Estudante 9º ano Ensino
Fundamental Anos Finais – Volume 2 Língua Portuguesa. São Paulo: SEDUC, 2021a.
SÃO PAULO. Estado. Língua Portuguesa Área de Linguagens 9º ano Caderno do Professor. São Paulo: SEDUC, 2021b.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Renata Polizeli, Marcos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista. O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Destaca-se, ainda, que a revista é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).