Campo artístico-literário nos anos finais do ensino fundamental:

desafios no âmbito dos materiais didáticos apresentados ao professor

Authors

Keywords:

Literature teaching, teaching materials, BNCC

Abstract

This work aims to reflect on how the appropriation of teaching materials has been carried out, based on articulation with the official curriculum and the Common National Curriculum Base. Thereunto, a learning situation from the notebook entitled Currículo em Ação, produced by the Department of Education of the State of São Paulo, is analyzed. Anchored in the theoretical-methodological assumptions of the official state curriculum and in the perspective of literature by Cândido (2004), through what is assumed in the official curriculum, in which it is seen as a waking dream of civilizations, the curricular contradictions of the same institution can be seen. Finally, it is expected to contribute to discussions on basic education regarding the appropriation of the BNCC by education departments.

Author Biography

Marcos Antonio Rodrigues, SEDUC-SP

Possui pós-doutorado na área de História Literária e Literatura Portuguesa (2022) pela UNESP. Doutorado em Letras (2021), integralizando parte dos créditos na USP, mestrado em Letras (2015) e graduação em Letras (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (2023) pela UNYLEYA. Pesquisador membro da ABRALIC-Associação Brasileira de Literatura Comparada entre 2021 e 2022. Desde 2019 participa das interações do projeto Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para Todos na UNESP de Assis e na UENP de Jacarezinho. É professor de Língua Portuguesa na educação básica do Estado de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária; literatura brasileira; linguística aplicada; ensino de línguas; língua portuguesa.

References

ACOSTA, Javier Marrero. O currículo interpretado: o que as escolas, os professores e as professoras ensinam? In: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 188-208.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Revista do Departamento de Teoria Literária: Remate de Males, Campinas, 1999 n. esp. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992/3701. Acesso em 25 abr. 2023.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4.ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004. p. 169-191.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 10 out. 2019.

SÃO PAULO. Estado. Currículo Paulista Caderno do Estudante 9º ano Ensino

Fundamental Anos Finais – Volume 2 Língua Portuguesa. São Paulo: SEDUC, 2021a.

SÃO PAULO. Estado. Língua Portuguesa Área de Linguagens 9º ano Caderno do Professor. São Paulo: SEDUC, 2021b.

Published

2024-05-16

How to Cite

Polizeli, R., & Rodrigues, M. A. (2024). Campo artístico-literário nos anos finais do ensino fundamental: : desafios no âmbito dos materiais didáticos apresentados ao professor. Frontería evista o rograma e Pós-Graduação m iteratura omparada, 4(2). etrieved from https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4604