Campo artístico-literário nos anos finais do ensino fundamental:

desafios no âmbito dos materiais didáticos apresentados ao professor

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de literatura, materiais didáticos, BNCC

Resumen

Este trabalho objetiva refletir sobre como tem sido feita a apropriação dos materiais didáticos, a partir da articulação com o currículo oficial e a BNCC. Para isso, analisa-se uma situação de aprendizagem do caderno intitulado Currículo em Ação, produzido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos do currículo oficial do estado e na perspectiva de literatura de Cândido (2004), por meio do que é assumido no currículo oficial, na qual é tida como sonho acordado das civilizações, verificam-se as contradições curriculares de uma mesma instituição. Por fim, espera-se contribuir com as discussões sobre educação básica no que tange à apropriação da BNCC pelas redes de ensino.

Biografía del autor/a

Marcos Antonio Rodrigues, SEDUC-SP

Possui pós-doutorado na área de História Literária e Literatura Portuguesa (2022) pela UNESP. Doutorado em Letras (2021), integralizando parte dos créditos na USP, mestrado em Letras (2015) e graduação em Letras (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (2023) pela UNYLEYA. Pesquisador membro da ABRALIC-Associação Brasileira de Literatura Comparada entre 2021 e 2022. Desde 2019 participa das interações do projeto Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para Todos na UNESP de Assis e na UENP de Jacarezinho. É professor de Língua Portuguesa na educação básica do Estado de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária; literatura brasileira; linguística aplicada; ensino de línguas; língua portuguesa.

Citas

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Publicado

2024-05-16

Cómo citar

Polizeli, R., & Rodrigues, M. A. (2024). Campo artístico-literário nos anos finais do ensino fundamental: : desafios no âmbito dos materiais didáticos apresentados ao professor. Frontería - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Literatura Comparada, 4(2). Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4604