Interpelar a literatura e viver a história:

experiências de aprender e ensinar história com O conto da Aia de Margaret Atwood

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História e Literatura, Literacia Histórica, Temas Sensíveis, O Conto da Aia, Ensino de História, América Latina

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por finalidade tecer uma reflexão crítica sobre o uso da Literatura como aporte no Ensino de História desde a discussão dos resultados do projeto de extensão intitulado “Entre páginas e memórias: O Conto da Aia como possibilidade para o ensino e aprendizagem em história”. Atentando-se para as condições de produção, circulação, recepção e atribuição de sentido da obra literária, o projeto intencionou incentivar a leitura crítica de obras literárias a partir da análise histórica do "O conto da Aia" de Margaret Atwood (1985) com o objetivo de levar estudantes da educação básica a pensar História com Literatura. Pretende-se, portanto, explorar as possibilidades da utilização da literatura nas aulas de História como um aporte para a compreensão crítica dos processos históricos e da abordagem de temas latentes e sensíveis do mundo contemporâneo. A  fim de ilustrar a produção e execução de metodologias investigativas que permitem interpretar o vivido a partir de um romance ficcional, evocamos a importância da tríade pesquisa, ensino e extensão que sustentou o projeto. Defendemos que a ficção especulativa de Atwood pode ser associada a temáticas de interesse social e histórico, que estão diretamente ligadas a habilidades e competências exigidas pela BNCC no campo das ciências humanas e sociais aplicadas que abrange a área de História no Novo Ensino Médio.

Referências

ATWOOD, Margaret. O Conto da Aia. Rio de Janeiro: Rocco. 2017.

BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação. In. Para uma educação de qualidade: Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED)/ Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004.

BENJAMIN, Walter. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.

BERRIEL. Carlos Eduardo Ornelas . Utopia, distopia e história In: Editorial da MORUS – Utopia e Renascimento 2, 2005, p. 4-10In: Editorial da MORUS – Utopia e Renascimento 2, 2005, (p.4-10).

BOOKER, M. Keith. Dystopian impulse in modern literature: fiction as social criticism. Westport: Greenwood, 1994.

CAMPELLO, Filipe. A crítica dos Afetos. Belo Horizonte: Autêntica. 2022.

GIL, Carmem Zeli de Vargas; EUGÉNIO, Jonas Camargo. Ensino de História e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. Revista História Hoje, p.139-159, vol. 7, nº 13, jun, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/430/273. Acesso em: 28 set. 2019.

LARA, L. F. Curso de lexicologia . México: El Colegio de México, 2006.

RUIZ. Rafael. Novas formas de abordar o ensino de História. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na Sala de Aula – conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.

SANTOS, Ademar Firmino dos e SIMON, Cristiano Biazzo. A Literatura no Ensino de História: 30 Anos de Pesquisas IN: Anais do VIII SEPECH – Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas. Universidade Estadual de Londrina (Disponível em: 1 A LITERATURA NO ENSINO DE HISTÓRIA: 30 ANOS DE PESQUISAS. Ademar Firmino dos Santos (Mestrando em Historia Social – UEL) Cr ).

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997

TRUJILLO, María Paulina Moreno. El cuento de la criada, lós símbolos y las mujeres em la narración distópica. Escritos, Medellín: UPB, v. 24, n. 52, p. 185-211, jan./jun. de 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/esupb/v24n52/v24n52a09 . Acesso em 22 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

Fortunato Pena, A. N., & de Noronha, G. C. (2024). Interpelar a literatura e viver a história: : experiências de aprender e ensinar história com O conto da Aia de Margaret Atwood. Frontería - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Literatura Comparada, 4(2). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4615

Edição

Seção

Dossiê literatura e ensino